10/07/2009

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


José Guimarães destaca papel do Governo Lula na retomada do cresci

O Governo Lula vem cumprindo papel de destaque na retomada do crescimento econômico e na inserção social de milhões de brasileiros que antes vivam na miséria, avaliou o deputado José Guimarães (PT-CE). Nesse contexto, o parlamentar apontou o Nordeste como fronteira para o desenvolvimento, e a crise mundial como oportunidade para o Brasil destacar-se internacionalmente.

Na avaliação do parlamentar, a crise confirma o acerto das alterações das políticas estratégicas promovidas pelo Governo Lula. “Ao contrário dos tempos do governo anterior, o País não sofreu ataques especulativos, não teve desajustes na balança de pagamento, a moeda nacional continuou sem oscilações significativas em relação ao dólar, as reservas internacionais continuaram no mesmo patamar de antes da crise e, o mais importante, o Brasil se tornou credor do Fundo Monetário Internacional (FMI), pagando sua dívida externa e emprestando recursos ao FMI - fato inusitado na história recente do País”, frisou.

José Guimarães ressaltou que a crise tem representado para o Brasil a oportunidade de resolver pendências históricas, como as desigualdades regionais, e que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) servirá de suporte ao crescimento e desenvolvimento do País nos próximos anos.

“Ao lado do PAC, é igualmente importante realçar a recuperação da capacidade de investimento da Petrobras, que teve, como consequência, a conquista da autossuficiência do País na produção de petróleo. Além disso, adotando novas tecnologias, o Brasil também vai se tornar um país suficiente não só na produção, como no refino, com a instalação de três grandes refinarias - em Pernambuco, Maranhão, Ceará”, declarou.

Ao elogiar o trabalho do Governo Lula pelo desenvolvimento regional, Guimarães enfatizou que o governo formulou políticas e planos, recriou organismos, buscou eliminar a guerra fiscal e concebeu um projeto para o Nordeste.

“O ex-ministro Roberto Mangabeira Unger, ao receber do presidente Lula a responsabilidade de comandar a pasta de Ações Estratégicas, voltou o seu olhar para o Nordeste, por entender ser essa região a maior órfã dos modelos de desenvolvimento econômico adotados historicamente pelo Brasil”, ressaltou.
Fonte: Agência Câmara