08/07/2009

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Ipea defende mobilização da bancada do Nordeste para projetos de d

 

O presidente do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), Márcio Pochmann, afirmou nesta quarta-feira (8) que a bancada do Nordeste deve priorizar a construção de maioria política no Congresso Nacional para acelerar a tramitação de projetos e a liberação de recursos para os programas de desenvolvimento da região. Ao participar de café da manhã com a bancada do Nordeste na Câmara, o dirigente sugeriu ainda que o setor de serviços seja o principal foco para a região. “Investimentos em qualificação profissional, tecnológica e intelectual, também devem ser perseguidas por todos os estados”, disse .

“O mais importante neste momento é a construção da maioria política. Sem isso, por melhor que sejam os projetos, não haverá avanços significativos. A região Nordeste tem um grande potencial político e possui uma grande capacidade de mobilização. Todo este potencial deve ser aproveitado, não para construir um projeto de desenvolvimento que ainda não existe, mas sim para investir em educação, infraestrutura de longo prazo, valorização do mercado interno e desenvolvimento da cadeia produtiva do setor de serviços”, disse.

BNDES – O Coordenador do Escritório de Estudos Técnicos e Econômicos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, José Sydrião Alencar, apresentou dados que revelam que os investimentos na região são baixos, se comparados ao PIB produzido pelo Nordeste. Os dados, na avaliação do deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), coordenador da bancada nordestina, revelam a necessidade de uma mudança. “O que percebemos é que as regiões mais pobres ainda continuam financiando as mais ricas. Os investimentos no Nordeste atualmente são de 7% a 8% do total de recursos, no entanto, o Nordeste produz entre 13% e 14% do PIB nacional. Temos que acabar com essa defasagem. Os investimentos precisam ser maiores que a soma das riquezas e não inferiores”, defendeu Zezéu.
O deputado José Guimarães (PT-CE) concordou com a necessidade de mobilização política proposta pelo dirigente do Ipea. “Se nós, membros da bancada do Nordeste, não nos mobilizarmos politicamente no Congresso, vamos perder a grande oportunidade que a região vive. Estamos em um momento em que o projeto de desenvolvimento do país, por ocasião da crise financeira das economias mais consolidadas, oferece uma grande oportunidade para uma economia sólida, como a nossa’, disse o parlamentar.

Educação profissional – Presente no encontro, o deputado Fernando Ferro (PT-PE) disse que a região necessita de uma política diferenciada de estímulo à expansão da rede de ensino tecnológico e científico, entre outros setores. “Todos nós sabemos a dificuldade que é levar um centro de pesquisa para o Nordeste, por exemplo. O projeto de desenvolvimento da nossa região precisa, obrigatoriamente, fortalecer o ensino médio para que os jovens consigam acessar o ensino superior, aumentando a qualificação da mão de obra d”, defendeu.


Agência Informes (www.ptnacamara.org.br)