03/07/2009

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães participa da abertura da Feira de Agricultura Familiar

 

   O deputado José Guimarães (PT-CE) participou nesta quinta (2) da abertura da Feira de Agricultura Familiar em Fortaleza. O evento reúne agricultores familiares de diversas regiões do estado para mostrar o trabalho de muitos anos realizado no interior. A Feira, que ocorre no Parque de Exposições César Cals, prossegue até a próxima segunda-feira (6). Durante os quatro dias de exposição, o público poderá conhecer todo o potencial agrícola do Estado, além de assistir a apresentações culturais.
            “A feira é um evento que revela a síntese do potencial da agricultura familiar do Ceará. São mais de 300 barracas comercializando tudo aquilo que é produzido no interior do estado de forma artesanal ou industrial. Trata-se de uma variedade imensa de produtos que vão desde a produção de grãos ao artesanato. É a prova de que quando se investe no pequeno agricultor, o resultado aparece. A feira é o exemplo real de disso”, afirmou Guimarães.
            De acordo com o parlamentar, o sucesso da agricultura familiar reflete diretamente na economia do estado, além de evitar o êxodo rural. “Investir na agricultura familiar é a melhor forma de segurar o homem no campo. Significa mais qualidade de vida para a população, além de dar segurança alimentar para os cearenses”, disse o petista.
Feira - Foram realizados nove encontros regionais com o intuito de selecionar os produtos e os produtores para a feira. Planejou-se uma ampla programação de cursos de capacitação e palestras com a ajuda da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece). O biodiesel será um dos temas abordados. "Há atualmente muito incentivo para o plantio da mamona. Mas temos que ter o cuidado para não transformar isso numa monocultura. Ela deve ser plantada junto a outros produtos", ressalta Moisés. Entre os assuntos que serão discutidos, estão: mandiocultura, apicultura, agroecologia, agroindústria familiar, reforma agrária, melhoramento genético dos rebanhos e associativismo.
            O investimento na organização da feira foi de R$ 400 mil, obtidos por meio de patrocínio e financiamento do Governo do Estado. Os produtos da agricultura familiar vão dividir espaço com aqueles tipicamente do interior como galinha caipira, queijo, castanha e peixes frescos, leite mugido na hora e outras iguarias com sabor do sertão. Hoje, as atividades da feira já começaram. Um seminário com a participação dos agricultores, do Banco do Nordeste e do Governo do Estado foi realizado, na tentativa de discutir um projeto para a agricultura familiar cearense.
 
Assessoria de Comunicação Social