03/07/2009
Compartilhe esta postagem:
Governo divulga nota de esclarecimento sobre Metrofor
O Governo do Estado divulgou, nesta sexta-feira, nota oficial acerca da interrupção das obras do Metrofor. De acordo com o Governo, não há justificativa para a decisão das construtoras responsáveis pela obra de paralisar os trabalhos, já que os repasses vêm sendo feitos regularmente e a retenção de parte dos valores é determinação do Tribunal de Contas da União (TCU).
Leia a íntegra da nota:
Metrô de Fortaleza: nota de esclarecimento
O Governo do Estado do Ceará e a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos - Metrô de Fortaleza - vêm a público informar:
- Em auditoria realizada nas obras do Metrô de Fortaleza no ano de 2006 – portanto na gestão anterior - o Tribunal de Contas da União (TCU) detectou possíveis irregularidades nos valores dos serviços praticados pelo Consórcio Queiroz Galvão/Camargo Corrêa, responsável pelas obras.
- Como consequência, o TCU determinou que o Consórcio Queiroz Galvão/Camargo Corrêa pagasse R$ 65.438.496,62 como ressarcimento das possíveis irregularidades apontadas pela auditoria realizada pelo Tribunal.
- Desde fevereiro de 2009, o Metrô de Fortaleza, seguindo orientação do TCU e obedecendo a uma determinação do próprio Tribunal, vem retendo 71,23% dos valores previstos contratualmente junto ao Consórcio Queiroz Galvão / Camargo Corrêa.
- No último dia 1º de julho, o Consórcio Queiroz Galvão/Camargo Corrêa, de maneira unilateral, suspendeu as obras de construção do Metrô de Fortaleza, causando demissões e mais atraso no cronograma.
- O Governo do Estado do Ceará, para garantir a retomada das obras e a recontratação imediata dos funcionários, tomará ao longo do dia de hoje as medidas judiciais cabíveis.
Fonte: Governo do Estado do Ceará