03/07/2009

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Programação especial em louvor a Pe. Cícero

 

Está sendo fechada a programação, em conjunto com a Igreja Católica, para as celebrações dos 75 anos da morte de Padre Cícero. A data é 20 de julho e, normalmente, as liturgias integram o conjunto de atos referentes à Semana do Município. Segundo o titular da Secretaria de Turismo de Juazeiro do Norte, José Carlos dos Santos, há um diferencial este ano que é a abertura das comemorações pelos 100 anos de emancipação política de Juazeiro, no dia 18.

Segundo o professor Renato Dantas, o dia 18 integra uma programação especial, com salva de fogos às 5 horas, marcando a abertura da Semana do Município. No mesmo dia, a partir das 15 horas, será aberta oficialmente a programação dos festejos do centenário de Juazeiro, que tem continuidade até 2011. No próximo dia 22 de julho, o município estará completando 98 anos de emancipação política.

O dia 18 está marcado como a data dos 100 anos do jornal “O Rebate” e o prefeito local, Manoel Santana, sancionará a lei que cria o Dia da Imprensa de Juazeiro. Para o período da tarde está previsto um ciclo de palestras sobre a imprensa de Juazeiro e do Cariri com a professora Luitigarde Oliveira Cavalcanti Barros, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a jornalista Ivonete Maia, presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), e o professor Renato Casimiro, um dos membros da Comissão Organizadora da Festa do Centenário. Após as palestras haverá o relançamento do jornal “O Rebate”, abertura da exposição contendo a primeira edição dos 328 jornais editados em Juazeiro e os shows.

Missa de safrágio

No dia 20 de julho acontece a tradicional missa em sufrágio da alma do Padre Cícero. Nesse dia, as visitações passam a ser constantes ao túmulo do sacerdote, na Capela do Socorro, que recebe milhares de fiéis de várias partes do Nordeste. Prevendo um grande número de fiéis em Juazeiro, a Setur manterá contatos com as secretarias afins no sentido de estruturar o acolhimento aos visitantes. Segundo o professor Renato Dantas, este ano será criado um palanque para abrigar mais pessoas durante a missa. Estarão presentes mais de 40 reitores da Igreja Católica de todo o Brasil, que no mesmo período estarão participando de um encontro nacional no Cariri.

Na data, os peregrinos também visitam lugares considerados sagrados, incluindo a estátua do religioso na Colina do Horto, o Santo Sepulcro, Museus e outros templos como a Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores. O secretário José Carlos diz acreditar na vinda de devotos e admiradores de Padre Cícero de todo o Nordeste, principalmente Alagoas e Paraíba, de onde sempre partem muitos romeiros rumo a Juazeiro. No dia 22, resta prevista a aposição da placa indicativa da casa onde nasceu a Beata Maria de Araújo. No local, atualmente está construído o prédio dos Correios. A iniciativa é uma parceria com a empresa e a administração local.

Está confirmado para as 20 horas do próximo dia 18 de julho o show do padre Reginaldo Manzotti em Juazeiro do Norte. De acordo com José Carlos dos Santos, o padre Manzotti virá a Juazeiro para rezar, cantar e conhecer a Terra de Padre Cícero. No mesmo dia haverá apresentação da Orquestra Eleazar de Carvalho na Praça dos Romeiros. Cinco mil exemplares da primeira edição do jornal “O Rebate”, a serem distribuídos com os presentes à festa de relançamento numa parceria com o Centro Cultural do Banco do Nordeste, além do lançamento de um catálogo sobre a imprensa local e exposição.

Encontro nacional

A missa do dia 20 deverá contar, ao todo, com a presença de 75 padres de todo o Brasil. No período, eles estarão na região do Cariri onde no 18º Encontro Nacional de Reitores de Santuários e Centros de Peregrinação do Brasil, que acontece de 14 a 20 de julho entre os municípios de Juazeiro do Norte e Crato.

O evento será realizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Santuário Nacional de Aparecida, com o apoio da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores. A previsão é da participação de 70 reitores incluindo o padre Darci José Nicioli, do Santuário de Aparecida. Ele é o coordenador do encontro e vai celebrar uma missa na noite do dia 19 de julho, na Praça dos Romeiros. No dia seguinte, todos estarão na Capela do Socorro para as homenagens ao Padre Cícero. O tema central do encontro é “Eucaristia e Comunicação”, sobre o trabalho de evangelização dos padres cantores. No encontro, o bispo dom Panico e a irmã Annette Dumoulin falarão sobre o processo de reabilitação de Padre Cícero.

Fonte: Diário do Nordeste