26/06/2009
Compartilhe esta postagem:
Atividades marcam o Dia Internacional do Combate às Drogas
O Dia Internacional de Combate às Drogas (26 de junho) será marcado por uma série de atividades em todo o País para debater o tema. Diversas universidades, entidades públicas, organizações não governamentais e entidades ligadas ao tema promoverão durante todo o dia seminários, palestras, estudos e debates sobre o alto índice de jovens brasileiros entregues ao vício. No Congresso, o deputado José Guimarães (PT-CE) é autor de uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2010 que assegura recursos para viabilizar parcerias entre a União e os municípios para a construção, reforma e ampliação de espaços para o tratamento de crianças e adolescentes toxicômanos e alcoólatras.
Preocupado com o alto consumo de drogas, principalmente entre crianças e adolescentes, Guimarães espera contribuir para fortalecer o sistema nacional antidrogas. “Trata-se de um problema que vai além de uma questão da segurança pública. Estudos vêm sendo feitos apontando para a necessidade de respostas do poder público e da sociedade como, por exemplo, nas ações preventivas, com vista à construção de uma relação propositiva entre a família, o jovem e a escola. Essa é a maneira mais eficaz de evitar que nossos jovens sejam atraídos para o mundo do crime”, justificou o petista.
De acordo com o parlamentar, o aumento do consumo de bebidas alcoólicas e drogas vem ocorrendo também nas cidades do interior, inclusive em áreas rurais.
“Em visitas ao interior o meu Estado, tenho ouvido reiteradas vezes apelos de mães desesperadas suplicando por ajuda para que seu filho ou filha receba tratamento para se livrar do vício antes que se prostitua ou se transforme em marginal. São jovens que, por falta da assistência adequada, estão no limite entre o desamparo e a criminalidade”, destacou Guimarães.
Assessoria de Comunicação Social