10/06/2009

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Governo quer atender 1,3 mi de jovens até 2010, diz secretário

O Secretário Nacional da Juventude, Beto Cury, afirmou nesta quarta-feira que o governo quer atender, até 2010, 1,3 milhão de jovens no programa Pró-jovem. Atualmente, de acordo com o secretário, o programa atende em suas quatro modalidades (adolescente, campo, urbano e trabalhador), 840 mil jovens. As informações foram dadas durante café da manhã com a bancada do nordeste na Câmara para discutir as ações da secretaria na região. De acordo com o secretário, o principal objetivo da pasta é promover ações que assegurem aos jovens brasileiros mecanismos para ingresso no mercado de trabalho, promovendo políticas educacionais e qualificação profissional. 


No nordeste, o secretário informou que o programa está presente nos estados do Ceará, Alagoas, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Ao todo, 226 mil jovens são atendidos em cerca de 76 mil cidades nordestinas. Cury fez um relato sobre o abandono de jovens no Brasil, e afirmou que no governo Lula as políticas para a juventude ganharam um novo olhar. “Até pouco tempo só existia políticas públicas para os adolescentes em função do Estatuto da Criança e do Adolescente. No entanto, quando os jovens chegavam à idade adulta encontravam muita dificuldade para inserção no mercado de trabalho devido à falta de estímulo e de cursos profissionalizantes”, afirmou.


O deputado José Guimarães (PT-CE) participou do evento e destacou a necessidade de que todas as ações da secretaria sejam articuladas com os estados e municípios. “Os estados também podem dar uma importante contribuição nesta tarefa. Os governadores precisam colaborar com a União na construção dessas políticas públicas. Se houver colaboração, o número de jovens compreendido pelo programa poderá superar a meta do governo até 2010”, afirmou. Somente em Fortaleza, 9.500 jovens são atendidos pelo programa.

Estatuto – O deputado Eudes Xavier (PT-CE), 3º vice-presidente da comissão especial criada na terça-feira (9) na Câmara, para analisar o projeto de lei (PL 4529/04), que cria o Estatuto da Juventude, também esteve no encontro e reafirmou o compromisso do governo Lula com a juventude brasileira. O petista falou da importância do estatuto e disse que vai trabalhar para que o país tenha este “importante instrumento de proteção e estímulo aos jovens o quanto antes possível”.
  
  Edmilson Freitas