01/06/2009

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Iniciam-se festejos ao Padroeiro de Quixeramobim

 

Município de Quixeramobim iniciou as comemorações ao Padroeiro Santo Antonio, neste domingo (31), pela manhã, com uma passeata pelas principais ruas da cidade. Centenas de veículos entre carros, motos, bicicletas e até um trio elétrico fizeram o trajeto que culminou com a bênção dos veículos, em frente à Igreja Matriz e à Casa Paroquial, pelos padres Sérgio Oliveira e Adauto.

Logo após a bênção dos veículos foi realizada uma feijoada no Barracão de Santo Antonio, onde diversas famílias confraternizaram, animadas pelo clima de devoção que embala os festejos de Santo Antonio. 

À noite, populares de todos os bairros da cidade caminharam até a Igreja Matriz, onde houve o hasteamento da bandeira do Padroeiro, feito pelo Padre José Van Esch, que por trinta e nove anos serviu a Paróquia de Santo Antonio e acabou de chegar da Holanda, sua terra natal, especialmente para a festa religiosa, sendo aclamado pelos fiés durante o ato que foi seguido de trezena e  missa.
 

Após a celebração eucarística a população lotou a praça da Matriz e o Barracão de Santo Antonio, ponto de encontro dos devotos, onde são servidas comidas tipicamente nordestinas, como paçoca, vatapá, carneiro assado e baião de dois, ao som da banda de música Sebastião Doth e do forró de “Nonô e seus caçulas”. Até o dia 13 de junho, data do encerramento da festa, muitas apresentações culturais, dentre elas a presença de Zé Vicente, estão agendadas para o local. 

Outra atração da Festa do Padroeiro é a apresentação da Banda Dominus, uma banda católica nacionalmente conhecida que promete atrair milhares de pessoas para a Praça Nossa Senhora de Fátima(Praça da Prefeitura), no dia 12 de junho.

A organização dos festejos ao padroeiro acredita que esta será uma das maiores festas já realizadas no município, tendo em vista a grande participação popular e também a expectativa de que com o feriado de Corpus Christi, que acontecerá dia 11, muitos conterrâneos e visitantes poderão comparecer este ano para celebrar o padroeiro e ainda prolongar a estadia na cidade.
Fonte: Sistema Maior de Comunicação