28/04/2009
Compartilhe esta postagem:
Guimarães visita base de extração de petróleo no Ama
O deputado José Guimarães (PT-CE) visitou nesta segunda-feira, em missão oficial, as unidades ecológicas da Petrobrás de Urucu no Amazonas. A base produz uma média de 60 mil barris de petróleo e cerca de 10 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Esse volume faz do Amazonas o segundo maior produtor nacional em barris de óleo equivalente, e do município de Coari o maior produtor terrestre. A produção de GLP em Urucu abastece os estados de Pará, Amazonas, Rondônia, Acre, Maranhão, Tocantins, Amapá e parte do nordeste. O processamento de GLP, que supera 1,5 mil toneladas diárias, equivale a 115 mil botijas de 13 kg.
O petista ficou entusiasmado com a dimensão da base, situada bem no meio da floresta Amazônica, e disse que trata-se de um importante projeto de desenvolvimento para a região. “Isso sim é que é um projeto de desenvolvimento ambientalmente sustentável. É um empreendimento incrível que combina fatores imprescindíveis para o desenvolvimento humano: crescimento econômico com preservação ambiental”, afirmou Guimarães.
O petróleo de Urucu é de alta qualidade, sendo o mais leve entre os óleos processados nas refinarias do país. Essas características resultam em seu aproveitamento especialmente para a produção de gasolina, nafta petroquímica, óleo diesel e GLP (gás de cozinha).
Assessoria de Comunicação Social