25/03/2009

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Presidente da Petrobras confirma investimentos na Refinaria Premium no Cear&aacu

O presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, confirmou nesta quarta-feira (25), em Brasília, que a Estatal não cortará os recursos previstos para a construção da Refinaria Premium, no estado do Ceará. Indagado sobre a obra pelo deputado José Guimarães (PT-CE), autor do requerimento para a realização de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara, Gabrielli confirmou  que a previsão inicial de concluir a obra até 2014 está mantida, independente da crise financeira mundial. 

 “O presidente (Gabrielli), foi taxativo ao reafirmar os investimentos na Refinaria Premium. Está obra tem um significado muito grande para o estado do Ceará e atende há uma reivindicação de décadas”, afirmou Guimarães. A Refinaria Premium produzirá 300 mil barris por dia de combustível de alta tecnologia e a expectativa é que o empreendimento gere 90 mil empregos.

Investimentos – Na audiência, Gabrielli afirmou que a crise financeira internacional não vai inviabilizar o plano de negócios da Petrobras, que vai investir US$ 174,4 bilhões no período de 2009 a 2013. “É um investimento substantivo, mas também será uma oportunidade única de dobrar a nossa produção. Temos a capacidade técnica e gerencial e a condição de financiamento para o programa que prevê 600 projetos”, assegurou. A grande novidade, segundo Gabrielli, são os investimentos na exploração do pré-sal - faixa de petróleo de alta qualidade que se localiza no litoral do Espírito Santo e Santa Catarina - que já começa no dia 1º de maio deste ano com testes de longa duração nos poços Tupi e Santos.

Assessoria de Comunicação Social