11/02/2009

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Governo do Ceará autoriza início das obras do Hospital Regional do

O governador do estado do Ceará, Cid Gomes, assinou nesta quarta-feira (11) a ordem de serviço do Hospital Regional do Cariri. O hospital será construído com recursos do Tesouro do Estado, no valor de R$44.2 milhões. Para a compra de equipamentos serão investidos mais R$23,5 milhões. A solenidade de assinatura da ordem de serviço foi assinada no local da obra, no trecho que liga Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, conhecido como balão Crajubar, próximo ao Ginásio Poliesportivo.

O Hospital Regional do Cariri, com 209 leitos, garantirá à população de 1.366.709 habitantes de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Icó, Iguatu e Brejo Santo assistência especializada em diversas áreas da saúde. Entre elas, traumato-ortopedia vascular, cardiologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, oftalmologia, mastologia, clínica médica. O acolhimento e atendimento aos pacientes será feito por 1.115 profissionais. Desse total, 465 de nível superior e 650 de nível médio. Só médicos, serão 342.

O deputado José Guimarães (PT-CE) ressaltou a importância da obra para a região. De acordo com o petista, o novo hospital é uma antiga reivindicação da população local. "É uma obra importantíssima, que trará muitos benefícios para a população de Juazeiro e demais regiões próximas", afirmou Guimarães durante pronunciamento no Plenário da Câmara dos Deputados no início da noite desta quarta-feira.

Benefícios da obra

No HRC, a população da região terá acesso a serviços que hoje, na rede pública, são realizados apenas na Capital. É o caso da ressonância magnética. Pelo Sistema Único de Saúde, somente o Hospital Geral de Fortaleza, unidade da rede estadual de saúde, faz esse exame. Outro importante serviço oferecido pelo hospital é a tomografia computadorizada. Na relação de serviços, estão incluídos ainda ultrassonografia geral, radiologia geral, endoscopia digestiva, endoscopia respiratória, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma.

Dos 209 leitos, 87 são cirúrgicos, 87 clínicos, 20 de UTI para adultos e 15 semi-intensivos. O Hospital Regional do Cariri, previsto para ser concluído em 18 meses, contará com oito salas cirúrgicas, sendo quatro de média e alta complexidade. Nos leitos de urgência e emergência, dois são para ressuscitação, 15 para estabilização dos pacientes e 32 de observação.

O Hospital Regional do Cariri está previsto para ser concluído em 18 meses. O consórcio das empresas Fujita/ Palmas é responsável pela construção.

Assessoria de Comunicação Social com Portal do Governo do Ceará