09/02/2009
Compartilhe esta postagem:
Projeto inclui vale do rio Poti na Codevasf
O deputado José Guimarães (PT-CE) apresentou o projeto de lei, PL nº 4610/09, que prevê atuação da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf no vale do rio Poti. Atualmente a Codevasf compreende apenas os vales dos rios São Francisco e Parnaíba. De acordo com o parlamentar, a atuação da Codevasf no Ceará é um pleito antigo e deverá contribuir para o desenvolvimento econômico e social da Região dos Inhamuns, onde se localiza o vale do rio Poti, segundo maior afluente do Parnaíba.
Guimarães explica que o projeto apenas corrige uma falha cometida quando da criação da Codevasf, que já deveria ter englobado o rio Poti. "Estamos corrigindo uma injustiça cometida no passado. É um importante afluente do Parnaíba e não pode ficar de fora dos investimentos da Codevasf", afirmou. De acordo com o parlamentar, os projetos que o órgão desenvolve na proteção e recuperação dos vales trarão desenvolvimento sustentável para a região. O projeto prevê ainda a instalação de um escritório de representação da Codevasf no município de Crateús.
Codevasf - A Codevasf, criada em 16 de julho de 1974, teve como embrião, a Comissão do Vale do São Francisco, por iniciativa dos constituintes de 1946, que inseriram no Ato das Disposições Transitórias, o art. 29, preconizando a execução, no prazo de 20 anos, de plano de aproveitamento das possibilidades econômicas da bacia hidrográfica do São Francisco.
A Comissão foi sucedida em 1976, pela SUVALE para, em 1974 nascer a Codevasf. Em janeiro de 2000, a Lei nº 9.954 incluiu na área de atuação da Codevasf a bacia do Rio Parnaíba, abrangendo assim, 11,30% da área do território nacional (970.000 km²).
Assessoria de Comunicação Social