02/02/2009
Compartilhe esta postagem:
Michel Temer é eleito novo presidente da Câmara
O deputado José Guimarães (PT-CE) avaliou nesta segunda-feira (2) que a vitória do deputado Michel Temer (PMDB-SP) para a presidência da Câmara dos Deputados representa o fortalecimento dos partidos e da instituição Câmara dos Deputados. Isso porque, de acordo com o parlamentar, o acordo firmado entre 14 partidos para apoiar a candidatura de Temer, resgata uma tradição antiga da Câmara de eleger para a presidência um deputado integrante da maior bancada da Casa, atualmente o PMDB. Temer foi eleito com 304 votos de um total de 509 parlamentares presentes à sessão. O deputado Ciro Nogueira (PP-PI) obteve 129 votos, enquanto o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) alcançou o apoio de 76 parlamentares.
"Prevaleceu o sentido partidário da disputa. Com essa decisão do Plenário da Câmara, enterramos a cultura do voto avulso. O acordo firmado entre diversos partidos em favor da candidatura de Michel Temer, ao qual o PT integrou, fortalece os partidos e principalmente a Câmara", afirmou Guimarães. A expectativa, de acordo com o parlamentar, é de que a nova Mesa Diretora eleita continue com a árdua tarefa de resgatar a imagem da Câmara perante à sociedade e se empenhe ao máximo nos grandes projetos de interesse do País.
O parlamentar disse que o PT saí bastante fortalecido da disputa, após eleger o primeiro Vice-presidente, deputado Marco Maia (PT-RS), e o deputado Odair Cunha (PT-MG), para a 3º secretária. Guimarães também comentou o resultado das eleições para a presidência do Senado, que elegeu o senador José Sarney (PMDB-AP) para o biênio 2009/2010. Para o petista, o resultado requer reorganização da base de sustentação do governo Lula, para assegurar que matérias de interesse do governo sejam aprovadas.
Composição da Mesa – A Nova Mesa Diretora da Câmara será composta pelos seguintes parlamentares: 1º vice-presidente, Marco Maia (PT-RS); 2º vice-presidente, Edmar Moreira (DEM-MG);1º secretário, Rafael Guerra (PSDB-MG); 2º secretário (disputa em segundo turno) Inocêncio Oliveira (PR-PE) e José Carlos Araújo (PR-BA); 3º secretário, Odair Cunha (PT-MG); 4º secretário, Nelson Marquezelli (PTB-SP). Suplentes: 1º suplente, Marcelo Ortiz (PV-SP) e 2º suplente, Giovanni Queiroz (PDT-PA); 3º suplente, Leandro Sampaio (PPS-RJ) e 4º suplente, Manoel Júnior (PSB-PB).
Assessoria de Comunicação Social