29/01/2009
Compartilhe esta postagem:
Partidos oficializam apoio a Temer; Líder do PT destaca resgate da tradi&
Um bloco composto por 14 partidos, incluindo o Partido dos Trabalhadores, protocolou nesta quarta-feira (28) na Secretaria Geral da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, apoio à candidatura do deputado Michel Temer (PMDB- SP) à presidência da Casa. O líder do PT, deputado Maurício Rands (PE), disse que a unidade em torno da candidatura de Michel “representa o resgate de uma tradição do Parlamento brasileiro, de eleger para a presidência das duas Casas, representantes das duas maiores bancadas do Congresso”.
O “blocão”, como é chamado o acordo em torno do nome de Michel Temer, é composto pelo PT, PMDB, PSDB, PR, PTB, PPS, PHS, PTC, DEM, PDT, PV, PSC, PTdoB e PRB. “Para o PT, a candidatura de Michel já não é mais uma candidatura apenas do PMDB, é uma candidatura de 14 partidos. Ela representa o resgate de uma tradição no sentido de termos na Mesa a representação dos grandes partidos, pelas dimensões de suas bancadas. Então, é uma candidatura institucional que traz estabilidade para o Congresso Nacional e governabilidade para o País, por isso a bancada do PT está feliz de compor um esforço que será bom para o Parlamento e para o País”, afirmou o líder petista.
Presidência do Senado – Maurício Rands espera que o Senado siga o exemplo da Câmara e mantenha a tradição optando pela candidatura do senador Tião Viana (PT-AC). “O ideal é que no Senado prevaleça a candidatura do senador Tião Viana. Se isso ocorrer, estará plenamente cumprida a tradição do Congresso de as duas maiores bancadas comandarem as duas Mesas. Achamos que o melhor para o Senado é a candidatura de Tião Viana e na Câmara de Michel”, reiterou.
O líder petista disse a bancada do PT, com os seus 80 deputados, vai votar em Michel Temer “independentemente” do resultado do Senado. “Cada Casa tem a sua própria dinâmica. A bancada do PT tem uma tradição de unidade e vai votar em peso na chapa, inclusive apresentando dois candidatos: 1º vice-presidente, o deputado Marco Maia (PT-RS) e o candidato à terceira secretaria, deputado Odair Cunha (PT-MG)”, disse.
O deputado Marco Maia, indicado para a 1º vice-presidência, disse que a Câmara sairá fortalecida com o acordo. “O PT está cumprindo um acordo político firmado quando da eleição do presidente Arlindo Chinaglia (PT-SP) para a presidência da Casa. Somos favoráveis à construção deste movimento que reforça a instituição Câmara dos Deputados”, disse Marco Maia.
Presidente –Michel Temer agradeceu o apoio dos líderes partidários e das bancadas, mas disse que não vai entrar no clima do já ganhou. “Tenho absoluta convicção de que há risco zero de traição. Se for, será em meu favor. Saio muito fortalecido e com a sensação de que a instituição ganha muito com essa decisão”, disse Michel.
Agência Informes