20/01/2009

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Barack Obama: América Latina poderá retomar relações

 

O deputado José Guimarães (PT-CE) avaliou nesta terça-feira (20) as mudanças no cenário econômico mundial com a posse do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Guimarães acredita que embora o novo presidente, durante o discurso de posse, tenha deixado claro que a prioridade de seu governo será os EUA, mudanças circunstanciais podem acontecer para beneficiar países em desenvolvimento como o Brasil. Uma das principais mudanças esperadas, de acordo com o petista, é a retomada das relações comerciais e políticas com os países da América Latina, praticamente esquecidas no governo do republicano George W. Bush.

“A posse do novo presidente dos EUA expressa um sentimento semelhante ao ocorrido na posse do primeiro mandato do presidente Lula. São governos e condições diferentes, mas um grande sentimento de mudança. Há uma grande expectativa no Brasil e também nos demais países da América Latina, de que o novo governo retome as relações políticas e econômicas com o continente, o que seria muito positivo para a economia de todos os países do bloco”, explicou Guimarães.

            O petista acredita que antes de promover grandes políticas internacionais, Obama deverá se esforçar para reorganizar a própria Casa. “No seu discurso de posse, Obama afirmou que primeiro vai trabalhar para reorganizar a vida econômica e política do País, para depois melhorar sua imagem frente o mundo. Independente de como isto venha a ocorrer, é preciso lembrar que estamos em um cenário de crise, o que implicará em dificuldades para o novo presidente”, avaliou.

            Data a possibilidade de mudanças, Guimarães acredita que é uma grande oportunidade para que o Brasil ganhe um papel central nessas negociações, inclusive defendendo o fim do bloqueio econômico a Cuba. “O Brasil tem todas as condições políticas e econômicas para protagonizar essa reconstrução das relações entre os Estados Unidos e a América Latina. Vamos trabalhar para que o novo presidente acabe o mais rápido possível com os bloqueios e as restrições a Cuba. Essa deve ser uma bandeira que o presidente Lula irá defender”, disse.

            Posse - O 44º presidente dos Estados Unidos, Barack Hussein Obama, de 47 anos, tomou posse no início da tarde desta terça-feira (20), em Washington DC, em meio a uma multidão de pessoas que viajaram à capital do país para acompanhar o momento histórico. É a primeira vez que um negro assume o cargo mais importante do Executivo norte-americano. Ele vai passar a governar sob expectativa e cobrança globais, em meio a uma forte crise financeira e após dois questionáveis mandatos de seu predecessor, George W. Bush.

 

Assessoria de Comunicação Social