16/12/2008

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Comissão de Orçamento aprecia parecer final nesta terça-fei

A Comissão Mista de Orçamento começa a apreciar nesta terça-feira (16) o parecer final do senador Delcídio Amaral (PT-MS) à Proposta Orçamentária para 2009. Serão realizadas seis reuniões nesta semana para garantir a discussão e aprovação da matéria na comissão até quarta-feira (17).

O deputado José Guimarães (PT-CE), coordenador da bancada petista na comissão e integrante do comitê de assessoramento, acredita que não haverá problemas na apreciação do orçamento. "Não há pendências ou obstáculos, fizemos tudo o que era necessário – negociações com bancadas e relatores setoriais – para ter o texto aprovado até a noite desta quarta-feira (17)", afirmou.

Na avaliação do deputado Guimarães, o Orçamento para 2009 preserva os investimentos para o próximo ano e traz uma novidade que ajudará a minimizar os reflexos da crise financeira internacional. "A comissão já aprovou uma emenda no valor de R$ 1,5 bilhão para a política de preço mínimo no País. Uma novidade que será muito importante para esse momento de crise", explicou.

O vice-líder do Governo no Congresso, deputado Gilmar Machado (PT-MG), também está otimista. "Vamos aprovar o Orçamento, na Comissão e também no plenário do Congresso ainda nesta semana. O texto da proposta orçamentária foi discutido com todas as bancadas e contou com a participação de todos os partidos, o que nos dá segurança para uma discussão e votação tranqüila", afirmou.

Gilmar Machado e Guimarães também reforçaram que existe um acordo para que não sejam apresentados destaques que alterem a estrutura do Orçamento, o que, segundo eles vai agilizará o processo de votação do texto na comissão.

Na avaliação de Gilmar Machado, o Orçamento da União para 2009 vai viabilizar a ampliação de recursos para áreas de grande interesse da sociedade como a saúde, educação e os investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). "Além disso, vai assegurar o combate a crise financeira e a qualidade de vida dos brasileiros", acrescentou.

Agenda – A Comissão realiza reunião nesta terça-feira, no plenário 2, às 10h, às 14h e 18h. Também estão marcadas reuniões na quarta-feira às 10h, às 14h e às 18h, no mesmo plenário.

Agência Imformes (www.ptnacamara.org.br)