04/12/2008

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Bancada do PT formaliza apoio à candidatura de Michel Temer na Câmara

A bancada do PT na Câmara formalizou nesta quinta-feira o apoio à candidatura do deputado Michel Temer (PMDB-SP) à presidência da Câmara. A formalização deu-se durante reunião que contou com a participação da ampla maioria dos deputados do PT e de parlamentares do PMDB.

Michel Temer chegou ao encontro, na Câmara, acompanhado do presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (SP), do líder da bancada, Maurício Rands (PE), do líder do Governo, Henrique Fontana (RS) e do presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP).

Segundo Chinaglia, o apoio do PT ao PMDB neste momento se dá em cumprimento ao acordo firmado entre os dois partidos em 2007, quando foi eleito presidente com o apoio do PMDB. Tanto ele como o líder do PT, Maurício Rands confirmaram ainda o apoio à candidatura de Tião Viana (PT-AC) à presidência do Senado Federal.

Eleições de 2010

Para o deputado José Guimarães (PT-CE) a aliança entre o PT o PMDB para a presidência da Câmara é um sinal claro de que a parceria se repetirá em 2010. "É uma aliança estratégica que visa, não só a presidência da Câmara, como também a disputa eleitoral de 2010 para sucessão do presidente Lula. O PMDB é um partido de peso, portanto fundamental para fortalecer a base aliada do governo Lula e do Partido dos Trabalhadores", afirmou.

Durante a reunião Henrique Fontana falou da expectativa do Governo Lula e da bancada do PT de que Michel Temer, na condição de presidente da Câmara , em 2009, coloque em votação a reforma tributária na primeira quinzena de março, conforme acordo fechado com os partidos de oposição nesta semana. Temer disse que já em fevereiro colocará o assunto em pauta para discussão em plenário pelos deputados.

Ex-presidentes da Câmara como o deputado João Paulo Cunha e Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), também participaram da reunião.

Agência Informes com Assessoria de Comunicação Social