02/12/2008

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Seminário discute integração entre mandatos do PT no Ceará

O Mandato do deputado José Guimarães (PT-CE) realizou, no último fim-de-semana, em Fortaleza, o seminário "Diálogo entre Mandatos – Fortalecendo a Integração". Com o objetivo de promover integração entre as diversas forças políticas do Partido dos Trabalhadores e dos partidos aliados do mandato no Estado, o evento reuniu deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças políticas, entidades sindicais e militantes. Durante o encontro, Guimarães ressaltou a importância da construção de uma força de coalizão articulada, que valorize o diálogo e as grandes propostas do mandato para o Ceará.

"A nossa idéia é fazer com que todos os mandatos petistas do estado do Ceará se relacionem com o nosso mandato. É fundamental que tenhamos essa integração para evitar que as regiões mais afastadas sejam abandonadas e não tenham a exata noção das ações que se desenvolvem de interesse do Estado. Esse abandono leva a uma despolitização muito grande e dificulta uma ação política mais qualificada, para a qual todos nós fomos eleitos", afirmou.

Sucessão do presidente Lula

Guimarães fez um balanço dos principais desafios políticos para os próximos quatro anos e lembrou que o partido terá que trabalhar bastante na sucessão do presidente Lula. "Esses próximos quatro anos serão de muitos desafios políticos. Nós vamos entrar num processo de disputa muito forte pela sucessão do presidente Lula. A oposição está querendo voltar ao poder e vai ser uma disputa das mais extraordinárias que já tivemos no País", afirmou. De acordo com o parlamentar, para que o PT tenha condições de impedir que os partidos de oposição ao governo voltem ao poder, é necessário que todas as forças aliadas estejam sintonizados em torno dos programas e projetos em curso no Brasil.

Guimarães ressaltou o sucesso da política externa do governo Lula e lembrou que o Brasil teve uma atuação de destaque na reunião do G-20. "O que está em jogo é o futuro do país. Todos estamos acompanhando os resultados exitosos deste governo. O presidente Lula tem tido um destaque especial nas relações internacionais com as principais nações do mundo, à exemplo do que aconteceu na reunião do G 20, quando ele teve um papel muito importante", disse.

Segundo o parlamentar, cada liderança política, por menor que seja, ocupa um papel fundamental no sucesso da política de redução da desigualdade social do governo Lula. "O Brasil é uma das maiores nações do mundo, e esta sendo governada pela esquerda. Isso não é pouca coisa. O companheiro que é vereador ou prefeito em qualquer cidadezinha no interior do estado, deve estar preocupado com a melhoria na qualidade de vida do seu povo, especialmente dos menos favorecidos, que é o grande foco desta gestão. Os nossos mandatos precisam estar sintonizados com esse projeto", disse.

 

Guimarães advertiu os seminaristas sobre a importância de uma boa articulação política e disse que um mandato do PT não pode ficar na mesmice. "Qualquer um de nós que exerce um mandato político precisa de votos, mas uma relação boa de um mandato com o conjunto de sua base não pode prezar só a relação eleitoral. Tem que ter uma relação política, de parceira, de solidariedade, para que possamos qualificar mais nossos mandatos. Os gestores do PT precisam ficar atentos na forma de governar, todos têm a obrigação de não ficar na mesmice", advertiu Guimarães.

 

Ao falar sobre os desafios para as eleições de 2010, o petista ressaltou que o partido encontra-se em uma posição favorável para enfrentar a oposição nas urnas. "Esse é um momento ímpar para o PT. Hoje o governo Lula abriu uma perspectiva muito importante para o partido, que a maioria de nós ainda não nos conscientizamos da sua totalidade. Além de sermos governo, o presidente Lula abriu outras possibilidades, no que se refere a relação institucional entre governo federal, estadual e municipal. Precisamos nos apoderar dessa importância", destacou.

De acordo com o parlamentar, o estado do Ceará ainda necessita de projetos importantes que constam da pauta do partido, o que reforça ainda mais a necessidade da continuidade do governo Lula. "O vice prefeito pode contribuir muito para os desafios que estão colocados. É um novo momento que o Brasil vive. Nós temos que sair da retórica do mandato petista para avançar mesmo. O ceará esta precisando de alguns projetos do PT para avançar cada vez mais e sermos referência. É preciso que os nossos prefeitos se sobressaírem. As nossas experiências deram uma marca forte às políticas que fizeram a diferença em todo o Brasil", explicou.

 

Ao término do encontro, ficou acertada a ampla divulgação das ações do Mandato para as prefeituras mais distantes. O objetivo central da medida é que os vereadores possam divulgar, junta à população, a liberação de recursos para obras locais. Também ficou acertado que haverá um esforço no sentido de promover as ações do Programa Territórios da Cidadania, para evitar que a oposição manipule os seus resultados.

Ficou acertado ainda a realização de debates durante dois ou três dias para discutir a proposta Orçamentária 2009. O objetivo é dar ciência a todos os prefeitos e vereadores sobre a previsão orçamentária para o estado no próximo ano.

Assessoria de Comunicação Social

Encaminhamentos do encontro

Momento decisivo

Compromisso com a política