05/11/2008
Compartilhe esta postagem:
Projetos de irrigação do NE querem mudanças na previsão orçamentária
Projetos de irrigação do Nordeste querem mudanças na previsão orçamentária
O deputado José Guimarães (PT-CE) participou, nesta segunda-feira (3), em Fortaleza, de reunião com dirigentes dos projetos de irrigação dos estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Pernambuco. Durante o encontro, que contou também com a participação de técnicos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), os dirigentes pediram alteração na previsão orçamentária de 2009 para o Dnocs. Os irrigadores querem que parte dos recursos previstos para o órgão seja destinada também para a gestão dos projetos de irrigação já implantados, e não somente para a construção de novos projetos, conforme está previsto na proposta orçamentária.
Os dirigentes também querem que todos os projetos de irrigação previstos para os quatro estados sejam incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O objetivo é dar a eles caráter prioritário, assim como os demais projetos do PAC. “O pleito dos dirigentes de projetos de irrigação é bastante relevante. Vamos articular na Comissão Mista de Orçamento para que haja alteração na destinação desses recursos”, afirmou Guimarães. Com a alteração, o Dnocs poderá custear programas de qualificação, gestão e assistência técnica aos projetos de irrigação em toda a região Nordeste.
Guimarães ressaltou a importância dos projetos de irrigação em curso na região e disse que irá articular junto à Casa Civil para que os projetos sejam integrados ao PAC. “A agricultura do Nordeste depende muito dos projetos de irrigação. Vamos articular com a ministra Dilma Roussef para que eles sejam incluídos no PAC, conforme pleito do setor”, afirmou o deputado, que coordena a bancada petista na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional.
Regularização
Os agricultores também reclamam da demora na regularização dos lotes dos perímetros irrigados. De acordo com os dirigentes, alguns agricultores já esperam há mais de 40 anos pela documentação definitiva de suas terras.
Assessoria de Comunicação Social