25/10/2008
Compartilhe esta postagem:
Juventude Cidadã qualificou 5 mil jovens no Ceará
O deputado José Guimarães (PT-CE) participou, nesta sexta-feira (25), em Fortaleza, da solenidade de entrega de diplomas para jovens do programa Juventude Cidadã, que desde março deste ano qualificou cinco mil jovens cearenses para o mercado de trabalho. O programa é uma parceria entre o Governo do Gstado e o Governo Federal, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. O principal objetivo do projeto é promover a emancipação juvenil, com ações de cidadania e qualificação profissional para estudantes de 16 a 24 anos que tenham renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
Ao participar da solenidade, Guimarães ressaltou a importância da qualificação dos jovens cearenses, especialmente em um momento em que o Estado recebe um grande volume de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Aos poucos, estamos preparando nossos jovens para suprir toda a demanda interna por mão-de-obra qualificada. O Ceará vai receber, nos próximos dois anos, muitos investimentos do PAC. Por isso, temos de nos preparar para suprir todos os novos postos de emprego que serão criados a partir desses investimentos”, afirmou.
Segundo Guimarães, além de dar condições para que os jovens ingressem no mercado de trabalho, o programa resgata também a auto-estima. “Esses jovens estão recebendo um incentivo fundamental nessa fase. Isso representa bem mais que uma oportunidade de trabalho”, disse. Segundo o parlamentar, a expectativa é de que pelo menos 35% desses jovens ingressem no mercado de trabalho ainda este ano.
PROJETO
Atuando em 35 municípios do interior, o programa conta com 200 turmas, com 25 alunos cada, habilitados de acordo com as necessidades da região. Os cursos, demandados pelas prefeituras, vão de técnica de vendas, artesanato e mecânica de motos, até costura industrial, confeitaria, informática básica e restauração de prédios, dentre outros. Dados coletados pela coordenação do Juventude Cidadã mostram que o índice de evasão nesses cursos é de apenas 2,3% dos estudantes.
O jovem inscrito no Juventude Cidadã, além dos cursos específicos, tem aulas em três outros módulos, Elevação da Escolaridade, Formação em Cidadania e Prestação de Serviço Voluntário. Após a conclusão das aulas, empresas públicas e privadas, parceiras do projeto, bem como as prefeituras municipais, absorvem os formandos, inserindo-lhes em seus quadros funcionais, garantindo a oportunidade do primeiro emprego.
Assessoria de Comunicação Social