21/10/2008
Compartilhe esta postagem:
Deputado participa de homenagem aos 99 anos do Dnocs em Fortaleza
O deputado José Guimarães (PT-CE) participou, nesta terça-feira (21), de sessão solene em homenagem aos 99 anos de criação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Vinculado ao Ministério da Integração Nacional, o Dnocs é o primeiro órgão do Governo Federal a estudar a problemática do semi-árido nordestino. Ao longo de sua existência, o órgão executou diversas e importantes obras de construção de barragens, rodovias, ferrovias, campos de pouso, aeroportos, implantação de redes de energia elétrica, ações de abastecimento, irrigação, piscicultura, entre outros.
Participaram da solenidade em homenagem ao Dnocs, que ocorreu na sede regional em Fortaleza, diversas lideranças políticas do Ceará e dos estados que compõem a área de atuação do órgão, representantes de entidades ligadas ao combate à seca, além da diretoria executiva do Dnocs.
Para Guimarães, que acompanha as ações do Dnocs desde o início das suas atividades políticas, o órgão teve papel fundamental para a melhoria na qualidade de vida da população nordestina. “O Dnocs é, sem dúvida alguma, um dos patrimônios públicos mais estratégicos no combate à seca para o Nordeste. Todas as importantes ações do órgão aqui no Ceará e nos outros estados da região foram fundamentais para o crescimento econômico e para a melhoria na qualidade de vida da população nordestina no semi-árido brasileiro”, ressaltou.
Orçamento
De acordo com o parlamentar, na solenidade de homenagem ao órgão foi ressaltada a necessidade de uma força-tarefa por parte dos deputados federais do Ceará para alocar mais recursos para a conclusão de obras que já estão em execução e também para os diversos projetos que devem iniciar nos próximos meses. “Precisamos trabalhar no fortalecimento do Dnocs. Para que isso ocorra, é fundamental a alocação de recursos para que o órgão possa dar continuidade aos seus projetos. Ainda temos uma série de barragens para serem concluídas ou iniciadas em todo o Estado. Temos que buscar recursos suficientes para que isso ocorra de fato”, alertou.
Coordenador da bancada do PT na Comissão Mista de Orçamento do Congresso, Guimarães destacou que, entre os projetos do Dnocs prioritários para o Ceará, estão a conclusão da barragem Figueiredo e do açude da Fronteira, além da conclusão dos grandes projetos de irrigação em curso.
História
O Dnocs foi criado em 21 de outubro de 1909, com o nome Inspetoria de Obras Contra as Secas (IOCS). Recebeu o nome atual em 1945. Sua área de atuação abrange todos os estados do Nordeste e o norte de Minas Gerais.
Suas ações atuais compreendem a captação, desenvolvimento e gerenciamento de recursos hídricos, através da construção de barragens, perfuração e instalação de poços, implantação de projetos de irrigação, centros de pesquisas e estações de piscicultura, sistemas de abastecimento de água, entre outras ações pontuais.
Desde sua criação, o Dnocs investiu no semi-árido recursos da ordem de 20 bilhões de dólares, a preços atuais, conseguindo, assim, tornar o semi-árido brasileiro o mais povoado entre as regiões semelhantes do mundo. Hoje, uma nova dimensão está sendo destinada a este órgão que participa com destaque do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com 14 obras estruturantes, além de outras realizadas com seu orçamento, envolvendo recursos superiores a R$ 1,5 bilhão.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social