13/10/2008
Compartilhe esta postagem:
Juazeiro do Norte: Petista assume reduto tucano
Na terceira tentativa, Manoel Santana (foto), do PT, conseguiu vencer a disputa pela prefeitura de Juazeiro do Norte, cidade pólo da Região do Cariri. Médico sanitarista, ele revela planos para seu futuro político
"Cariri Medicamentos", atendeu a secretária em Juazeiro do Norte, a 493 quilômetros de Fortaleza. "É do jornal O POVO? Vou passar". Segundos após uma irritante música de espera, Manoel Raimundo Santana Neto, 47, atendeu a ligação. Médico sanitarista e por isso conhecido como "Doutor Santana", o petista foi eleito para a prefeitura de um importante reduto eleitoral do PSDB no último dia 5.
"O Cariri sempre foi tido como um berço dos tucanos", confirmou Santana, que assumirá o lugar do atual prefeito Raimundo Macedo (PSDB), o Raimundão, no primeiro dia de 2009. Sim, o atual gestor da quinta maior economia do Ceará é tucano. Esse "detalhe", porém, não foi obstáculo para os dois estarem do mesmo lado na campanha deste ano.
"Um ex-tucano", tratou de observar rapidamente o doutor como quem defende um aliado. Contou que aceitou de bom grado o apoio de Raimundão, que perdeu a disputa interna no PSDB para Manoel Salviano, não conseguindo se lançar à reeleição. "Como ele (Raimundão) é um político muito popular, não teve muita dificuldade da base eleitoral dele com a nossa".
Outro aliado de peso na campanha de Santana foi o deputado federal José Nobre Guimarães (PT), que colocou aliados à disposição do candidato e investiu na campanha em Juazeiro do Norte. Em 2010, é natural que Guimarães tente se reeleger ao Congresso. Raimundão já anunciou que também deseja ser deputado federal. Quem Santana vai apoiar?
"Meu candidato a deputado federal é o Guimarães. O Raimundão é meu amigo e lógico que ele conta com a minha simpatia", afirmou o candidato eleito. Depois calculou que a região tem eleitor suficiente para eleger dois deputados federais. Confirmou que poderá sim ter outros candidatos, "mas a prioridade é essa" - referindo-se a Guimarães.
Fatores
Manoel Santana avaliou que vários fatores o levaram à vitória na terceira tentativa de chegar à prefeitura de Juazeiro do Norte. Enumerou as "alianças consistentes", "o excelente momento do governo Lula", "o apoio do Raimundão" e o histórico eleitoral. "Nossa votação foi crescendo. Para deputado federal tirei 18 mil votos". Também contabilizou o mandato de vereador (2001-2004) e a propaganda na televisão. "Isso permitiu que a gente levasse os nossos projetos aos lares", observou.
O futuro prefeito ainda neste ano fará uma cobrança ao governador Cid Gomes (PSB): quer ver em andamento as obras do Aeroporto Regional do Cariri. "Tem um orçamento (R$ 30 milhões, segundo ele) para ver se a obra começa a ser tocada ainda nesse ano", explicou.
Negando que tenha pretensões políticas para 2010, Doutor Santana quer preparar a cidade para 22 de julho de 2011, quando Juazeiro do Norte completa 100 anos. "A gente quer chegar lá com a cidade já transformada", adiantou.
PERFIL
- Manoel Raimundo de Santana Neto nasceu em Juazeiro do Norte, em 1961, na rua Padre Cícero, nas proximidades da atual Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores.
- Ele estudou, em Juazeiro, no Colégio Salesiano São João Bosco, no Colégio Diocesano e na Escola Técnica do Comércio.
- Em Fortaleza, Santana estudou no Colégio Cearense e iniciou militância política no movimento estudantil no Centro Acadêmico da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde graduou-se em Medicina.
- Em 1980, Santana ingressou no Partido dos Trabalhadores, sendo responsável, em 1984, pela implantação do partido em Juazeiro.
- Foi também um dos coordenadores das campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva na região do Cariri para presidente.
- Em 2000, foi o primeiro vereador eleito pelo PT em Juazeiro.
Fonte: Assessoria de imprensa de Manoel Santana