08/10/2008
Compartilhe esta postagem:
Dr. Santana tem vitória esmagadora e é próximo prefeito de
Bem antes do resultado nas urnas, dando a vitória histórica ao prefeito eleito Manoel Santana, do Partido dos Trabalhadores (PT), em Juazeiro do Norte, a comemoração em todos os bairros do município já acontecia. O município é o maior colégio eleitoral do interior do Estado. De frente ao comitê eleitoral do partido, ao lado da Praça Padre Cícero, um multidão começou a se aglomerar nas ruas logo cedo. As bandeiras vermelhas tremulavam para a eleição atípica na terra do Padre Cícero, em que há vários anos os mesmos políticos se revezavam à frente do Executivo.
De frente à residência do médico dermatologista Manoel Santana, que já foi vereador pelo partido na cidade, a comemoração era restrita. Dr. Santana, pouco antes da 17 horas, chegou a percorrer algumas locais de votação na cidade. No início da noite retornou para casa. Pela manhã, ele votou ao lado do seu vice-prefeito eleito, Roberto Celestino, empresário e ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte, também acompanhado pelo atual prefeito, Raimundo Macedo. Ele chegou ao local vestido com a camisa do PT.
Ainda na noite de ontem, o prefeito eleito Manoel Santana, subiu, junto com uma multidão, ao Horto, para agradecer ao Padre Cícero pela sua eleição. Ele também disse ter estar comovido com a manifestação de carinho da população, inclusive das crianças, por conta do momento de dor e comoção da família, pela perda no sábado pela manhã do seu pai, o ex-bancário Manoel Raimundo Santana Filho, de 75 anos.
A eleição em Juazeiro do Norte foi considerada tranqüila e terminou antes mesmo do previsto pelos juizes eleitorais, que era às 21 horas. Cerca de 15 pessoas foram detidas na cidade por boca de urna e não foram contatados problemas graves. Na Vila Três Marias e no Horto, apenas foram constatadas assinaturas erradas nos locais de pessoas que ainda não tinham votado, mas foi contornado. No caso da 28º Zona Eleitoral, três urnas apresentaram problemas técnicos mas foram contornados.
Nos municípios de Barbalha, Nova Olinda e Jardim foram constatadas várias denúncias de compra de votos e boca de urna, mas o pleito foi considerado tranqüilo. As apurações ocorreram dentro do previsto nesses municípios. No município de Nova Olinda, a segurança foi fortalecida por conta de vários incidentes e casos de violência registrados na campanha. Durante a madrugada de ontem, a Polícia foi fortalecida nesses municípios e acionada por diversas vezes, por conta da movimentação e as denúncias de possíveis casos de compra de votos.
Segundo o juiz da 119ª Zona Eleitoral, Ademar da Silva, mesmo nos locais de maior votação, houve o fortalecimento da segurança. E foram nessas localidades, principalmente no Ginásio São Francisco, no bairro Franciscanos, e nos Salesianos, onde foram registrados o maior número de denúncias.
O candidato pelo PSDB à Prefeitura de Juazeiro, o médico Manoel Salviano, chegou também pela manhã, para votar na seção 19, no Sesc. Ele chegou sozinho e fez uma avaliação de sua campanha, desde o início, segundo ele, muito atacada pelos seus adversários. Para o Candidato Manoel Santana, as críticas relacionadas ao apoio que recebeu de Raimundo Macedo, de que sua gestão seria o continuísmo político da cidade, ele disse que o que fosse bom continuaria, mas iria corrigir o que fosse necessário fazer na administração.
Santana afirma que uma das prioridades do seu governo será criar os Conselhos Populares, por bairros, para construir o orçamento participativo. Um Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) Municipal também será adotado pelo prefeito eleito para a cidade, voltado para todas as áreas da economia do município. Dentro desse plano está o turismo religioso e as romarias, com construção do anel viário e Centro de Apoio aos Romeiros.
Fonte: Diário do Nordeste