05/09/2008
Compartilhe esta postagem:
Refinaria Premium do Ceará começa a funcionar em janeiro de 2014
Depois de mais de 40 anos de espera, a Refinaria Premium do Estado do Ceará começará a operar em janeiro de 2014. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (05/09) pela gerente de empreendimentos da Petrobras, Sandra Lima, durante a primeira reunião do grupo de trabalho que elabora o anteprojeto de instalação da obra no Estado. Segundo ela, a primeira etapa de funcionamento da refinaria compreenderá o setor de destilação e a plenitude das operações está prevista para setembro de 2014.
Para que a refinaria esteja em funcionamento em 2014, a Petrobras elaborou um calendário de atividades, que foi definido pela própria gerente como “arrojado”. Entre as primeiras ações está a solicitação do Estudo de Impacto Ambiental/ Relatório de Impacto do Meio Ambiente (Eia/Rima) do local da instalação da refinaria que deverá acontecer até o início do mês de outubro.
Durante a reunião, presidida pelo chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho, ficou definida a composição de seis grupos de trabalho: infra-estrutura portuária (responsável pela preparação do Porto do Pecém para abrigar a refinaria), infra-estrutura do complexo industrial (terá atribuição de estudar e preparar a área em torno do Porto do Pecém), licenças ambientais (responsável pelos Eia/Rima), tributos (tem a atribuição de estudar a melhor forma de compensar financeiramente a dívida da Petrobras com o Estado), infra-estrutura social (tem a finalidade de estudar políticas de capacitação de pessoal e de remoção de pessoas) e o grupo de trabalho jurídico, que permeará e orientará todos os demais grupos.
Para o secretário da Infra-Estrutura, Adail Fontenele, apesar do calendário da Petrobras definir várias ações em curto espaço de tempo, ele considera totalmente viável o cumprimento por parte do Estado. “Estamos trabalhando e, com certeza iremos cumprir cada um dos prazos”, afirma Fontenele. Ele lembra que a Petrobras estipulou o prazo de 120 dias, contados a partir da assinatura do protocolo de intenções ocorrido no dia 20 de agosto –, para o Estado apresentar o projeto da instalação da refinaria e garante que ele será cumprido. “Temos até o dia 20 de dezembro para apresentá-lo, e acredito que isso acontecerá bem antes”, disse o secretário.
Já na próxima quarta-feira (10/09) um grupo de técnicos da Secretaria da Infra-Estrutura terá reunião na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), no Rio de Janeiro, para definir o fornecimento de energia para o Complexo do Pecém (que também abrigará a siderúrgica). Na terça-feira (09/09) os grupos de trabalho voltam a se reunir no Palácio Iracema a partir das 9 horas.
REFINARIA PREMIUM
O anúncio da instalação da Refinaria Premium no Ceará foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita ao Porto do Pecém no dia 20 de agosto passado. Durante a solenidade, o governador Cid Gomes definiu o momento como histórico para o povo do Ceará. “Essa foi a melhor notícia para o Ceará desde a vinda da energia elétrica de Paulo Afonso, há 50 anos”, disse o governador.
Para o deputado deferal José Guimarães (PT-CE), um dos articuladores da bancada federal cearense no diálogo com o Governo Federal e a Petrobrás, a chegada da refinaria representará um impacto histórico na economia do Estado. "Serão cerca de 90 mil empregos diretos que esse investimento vai gerar. Junro com a siderúrgica e outros grandes investimentos, como Metrofor, a transposição e a ferrovia Transnordestina, o presidente Lula deixará um legado que marcará a história do Ceará", disse Guimarães.
A Refinaria Premium produzirá 300 mil barris por dia de combustível de alta tecnologia e a expectativa é que o empreendimento gere 90 mil empregos.
Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado