21/08/2008

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Lula inaugura campus da UFC em Juazeiro do Norte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do governador Cid Gomes, inaugurou nesta quarta-feira (20/08) a primeira etapa da unidade de Juazeiro do Norte, que integra o campus do Cariri da Universidade Federal do Ceará (UFC). O novo campus tem investimentos de R$ 10,8 milhões do Governo Federal. Também integram o Campus do Cariri as unidades de Crato e Barbalha.

Já no próximo ano serão oferecidas 160 vagas, nas áreas de Biblioteconomia (40 vagas), Filosofia (40 vagas), Administração (40 vagas), Engenharia Civil (40 vagas) e Agronomia (40 vagas). Ao todo, o campus do Cariri oferecerá 240 vagas anuais nas três unidades, chegando a 1,3 mil no fim da implantação, em 2012.

Durante o discurso, Cid Gomes, agradeceu ao presidente Lula a série de investimentos anunciados durante esta quarta-feira - refinaria, siderúrgica, transposição do São Francisco e inauguração da Usina de Biodiesel, em Quixadá. O governador ressaltou que esses projetos demandam capacitação e profissionalização da mão-de-obra, o que será possível com a criação dos novos cursos profissionalizantes e de ensino superior. ``Esse é um momento histórico para o Ceará e quero agradecer ao presidente Lula por essa oportunidade de poder dar um salto no desenvolvimento do Ceará´´, disse o governador.

Para o presiente Lula, a inauguração da nova unidade da UFC representa um estínulo para milhares de jovens que passaram décadas sem terem oportunidade de aprenderem uma profissão ou acessarem o ensino superior. ``Em quarenta anos  quase nada se investiu em educação. Essa é a grande chance de os jovens seguirem uma carreira´´, enfatizou Lula.

TÍtulos

Ainda em Juazeiro do Norte, o presidene Lula fez a entrega de mais de 19 mil títulos de propriedade a agricultores rurais do Cariri. A tiulação faz parte do trabalho de regularização fundiária na Reguão, onde está previsto o percurso da transposição do rio São Francisco e contou com investimentos de R$ 4 milhões. Foram beneficiados agricultores de Lavras da Mangabeira, Aurora, Mauriti, Barro, Brejo Santo, Penaforte, Porteiras, Icó, Ipaumirim e Umari.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado