21/08/2008
Compartilhe esta postagem:
Desenvolvimento: Lula confirma refinaria premium da Petrobras no Ceará
“Nos últimos 45 anos certamente esse é o mais importante acontecimento da história do Ceará. Para se ter uma idéia, em um ano de funcionamento, a refinaria irá representar 45% do PIB de nosso estado”. Com esse discurso, o governador Cid Gomes reafirmou a importância da vinda da unidade da Refinaria Premium II da Petrobras para o Ceará, durante a solenidade de inauguração do primeiro terminal de regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) no Porto do Pecém, com a participação do presidente Lula.
Na ocasião Cid, Lula e o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli assinaram o Protocolo de Entendimentos para a instalação da nova unidade. O documento firma a intenção da Petrobras e do Governo do Estado em priorizar esforços comuns com o objetivo de viabilizar a implantação da refinaria no Estado. Com o protocolo as partes terão um prazo de 120 dias para negociar, elaborar e pactuar um Termo de Compromisso que crie condições jurídicas, técnicas e econômicas para a construção da unidade.
Segundo Cid Gomes somente em sua implantação serão gerados um total de 20 mil empregos. Depois de concluída esse número alcançará cerca de 90 mil postos de trabalho, direto e indiretos. “Isso permite que o Ceará se firme como um Estado com muito mais oportunidades para o povo”, disse.
O presidente Lula confirmou que o País vive hoje um grande momento. “Nossa economia cresce de forma sólida. Todos os meses batemos recordes de empregos com carteira assinada. O consumo do Nordeste cresce mais que o do Sudeste. E hoje temos uma nova classe média no país, que pode ter acesso ao seu primeiro carro, casa e computador”. Lula destacou também o bom desempenho da Petrobras com a confirmação de novas reservas petrolíferas. “Isso coloca o Brasil em uma posição privilegiada”, relatou.
Sergio Gabrielli informou que a refinaria contará com um investimento de US$ 11,1 bilhões, sendo esse, um passo importante para a indústria de Petróleo brasileira. “Graças ao esforço do Governo Federal temos pensado à longo prazo, para crescer a capacidade de refino do Brasil”. Gabrielli atestou que a Petrobras está inaugurando cinco novas refinarias. Além do Ceará, os estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Maranhão também contarão com o empreendimento. “Essa refinaria vai produzir diesel de alta qualidade destinado ao mercado internacional. Até dezembro de 2009 iniciaremos as obras de implantação. Esse é um projeto que vai ser concretizado”, finalizou.
Para a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, no cenário nacional tivemos poucos momentos em que a distribuição de renda foi tão bem equacionada. “A refinaria faz parte de um importante plano de expansão da Petrobras e está na lógica da modificação da distribuição da infra-estrutura brasileira. O Governo Federal, por meio do PAC tem investido em várias obras com destaque na interiorização da bacia do Rio São Francisco, e a Transnordestina ”, concluiu.
Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado