18/08/2008
Compartilhe esta postagem:
Programa Vida Nova tira 6.616 pessoas da fila de espera por cirurgias
Mais de seis mil pessoas saíram da fila de espera por cirurgias eletivas no Ceará nos últimos quatro meses. Esse é o resultado do Programa Vida Nova, lançado pelo governador Cid Ferreira Gomes no último dia 20 de junho. Mesmo antes de ser lançado, o programa, que já estava em execução desde abril, promovia vida nova para muita gente. Nesses quatro meses, de abril e julho, 6.616 pacientes de diferentes municípios cearenses ficaram livres de dores e da agonia da espera. Para muitos pacientes, a espera era desde o ano 1999.
O Programa Vida Nova é um investimento de R$20 milhões, recursos do Governo do Estado e do Ministério da Saúde, para reduzir a fila de cirurgias eletivas. O tamanho da fila há quatro meses era de 22.360 pessoas. Dezenas de hospitais estão envolvidos no programa. Além dos hospitais da rede estadual de saúde, outras unidades da rede complementar de saúde e do Interior também realizam cirurgias eletivas.
O número de cirurgias eletivas, na maioria dos casos de ortopedia e de hérnias, vem aumentando mês a mês. Em abril foram realizadas 1.396, maio 1.488, junho 1.722. No mês passado, o salto do Programa Vida Nova foi maior, tirando da fila de espera 2.010 pessoas.
Fonte: Secretaria da Saúde do Estado