25/06/2008

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Programa estadual capacita jovens para o mercado de trabalho

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) assina, nesta terça-feira (24), o termo de adesão para qualificar jovens para o mercado de trabalho. Ao todo, 48 municípios do estado e 12 bairros de Fortaleza serão beneficiados com o projeto.

Por meio da linha Jovem Bolsista, serão beneficiados 1675 jovens e adolescentes, sendo 325 jovens através de 15 turmas, somente na Capital. Ano passado, foram 3.800 jovens capacitados, incluindo também as linhas Jovem Estagiário e Jovem Aprendiz.

O Projeto dá um “pulo” com a criação do Primeiro Passo nos Bairros, em Fortaleza. Além da parceria já firmada com as unidades militares, agora, o programa amplia os laços com entidades e associações de bairros, com o intuito de beneficiar, ainda mais, as comunidades através do Jovem Bolsista.

Informática avançada, hardware, conserto e manutenção de eletrodoméstico, mecânica e técnico de vendas, teatro, turismo, cabeleireiro, corte e costura, auxiliar administrativo, formação de garçom e garçonete são exemplos das modalidades oferecidas.

No interior, outros 48 municípios já abraçaram o Projeto, beneficiando 1475 jovens, estando com as atividades do Jovem Bolsista em andamento, totalizando 96 municípios.

As modalidades do Projeto Primeiro Passo abordam três linhas. São elas, o Jovem Aprendiz, o Jovem Estagiário e o Jovem Bolsista. Nessas três categorias, a meta para este ano é atender a cinco mil jovens. O projeto propõe, inicialmente, capacitar os instrutores e educadores responsáveis pelas atividades voltadas a esses públicos, para que em seguida selecionem os jovens participantes do Projeto.

O Primeiro Passo objetiva promover a inclusão social de jovens e adolescentes através da capacitação profissional, afugentado-os de situações de risco social. A maior conquista dessas atividades é gerar oportunidades através do aprendizado, capacitando-os por meio de um ofício, de uma profissão. “Somos fruto daquilo que aprendemos. Assim, quando aprendemos o que é bom, as chances de nos fazermos boas pessoas são enormes”, afirma a secretária Fátima Catunda.

Municípios contemplados
Acaraú, Acopiara, Aiuaba, Antonina do Norte, Aquiraz, Aracati, Aracoiaba, Baixio, Banabuiú, Barro, Beberibe, Cariús, Cascavel, Catarina, Cedro, Choró, Euzébio, Farias Brito, Fortim, Granjeiro, Icapuí, Icó, Ipaumirim, Itaiçaba, Itarema, Jardim, Jatí, Jijoca de Jericoacoara, Jucás, Lavras da Mangabeira, Madalena, Milagres, Molungu, Mombaça, Morrinhos, Óros, Pedra Branca, Penaforte, Pindoretama, Porteiras, Quixeramobim, Russas, Senador Pompeu, Solonópole, Tarrafas, Tejuçuoca, Umari e Uruoca .
Fonte: STDS