02/06/2008
Compartilhe esta postagem:
Centro-Sul: Alunos querem novo campus
A comunidade de Iguatu está mobilizada para implantação de um campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), na cidade, para atender a região Centro-Sul. A idéia foi mais uma vez discutida em recente fórum realizado no auditório da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 16, durante a XV Semana Universitária promovida pela União Iguatuense de Universitário (Unidus).
De acordo com o deputado federal José Guimarães, um dos convidados a participar do evento, o sonho dos estudantes e dos moradores da região Centro-Sul está próximo de ser concretizado. “Apresentei uma emenda que foi aprovada no Plano Plurianual do governo federal, destinando R$ 15 milhões para serem investidos no projeto de implantação do campus da UFC, nesta cidade”, disse. “Essa região apresenta forte potencial econômico de crescimento, mas precisa também de um impulso na educação superior pública e de qualidade”, destacou.
A implantação do novo campus ganhou força nos últimos quatro anos. A comunidade local já promoveu diversas reuniões, debates e audiências públicas sobre o tema. Recentemente, em audiência realizada na Câmara de Iguatu, com a participação de lideranças políticas de várias cidades da região, Guimarães apresentou detalhes do projeto e ressaltou o compromisso do presidente Lula a favor da idéia.
O prefeito de Iguatu, Agenor Neto, disse que o município apóia a idéia e fará a doação de um imóvel, no momento oportuno. “Os recursos estão assegurados no Plano Plurianual, mas quando houver a real necessidade faremos a devida doação de uma área adequada para o funcionamento do campus da UFC”, explicou. “Sempre defendemos a idéia de implantar a Universidade do Centro-Sul ou um campus da UFC para ampliarmos a oferta de ensino superior na região”.
Barbalha, Juazeiro, Crato, Sobral e Quixadá já foram beneficiados com a instalação de campi da UFC.