12/05/2008
Compartilhe esta postagem:
Guimarães defende debate sobre energia eólica
O deputado José Guimarães (PT-CE), presidente da Subcomissão do Nordeste na Câmara, defende que seja avaliada a ampliação dos investimentos em energia eólica como fonte de geração de energia no Brasil. Uma comitiva de quatro deputados reuniu-se, em Brasília, com o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Roberto Smith, representantes do Greenpeace e da Associação Brasileira de Energia Eólica para discutir a viabilidade dessa matriz energética.
Segundo Guimarães, o encontro pode ser definido como “o início de um diálogo eólico”. No encontro, ficou programada a realização de um seminário sobre o tema, puxado pelo BNB, para abrir o debate à sociedade. “Vamos discutir com as pessoas, com as instituições e o Governo Federal sobre o assunto. Pelas informações que temos, essa pode ser uma importante fonte de energia limpa e renovável a integrar a matriz energética do país”, disse o petista.
O interesse do BNB deve-se ao fato de o Nordeste ter como característica ventos fortes e abundantes durante todo o ano, o que torna a instalação de geradores de energia eólica estratégica para a região. “Não podemos deixar de tratar de uma fonte que pode ser agregada à nossa matriz energética. O crescimento econômico do Brasil é uma realidade e isso aumenta a demanda por energia. Essa pode ser uma oportunidade de evitar problemas nessa área e beneficiar de modo especial a região mais pobre do país”, defendeu Guimarães.