27/05/2021

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


[ARTIGO] 1º de maio: tempo de luta e resistência

Em mais um 1º de maio sob o catastrófico governo Bolsonaro, nada temos para comemorar. A ausência de políticas públicas voltadas à classe trabalhadora nos exige olhar vigilante e muita luta para barrar os retrocessos causados pela política de retirada de direitos cada vez mais avassaladora. 

Bolsonaro, o genocida, está cada vez mais empenhado em estabelecer o caos e sepultar direitos. O Brasil, hoje, tem 14 milhões de desempregados, mas o desgoverno que aí está não se movimenta para pagar um auxílio emergencial digno, deixando 61 milhões na pobreza. Ao contrário, contenta-se com a obscuridade de um país que volta ao Mapa da Fome. 

Base do prato feito, arroz e feijão subiram mais de 60% em um ano, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A carne subiu mais de 30% no período, obrigando milhões a substituir o alimento por ovo. O gás de cozinha está na casa dos R$ 100. Quando é possível ter o que comer, muitos ainda precisam escolher qual das refeições fazer. 

Os brasileiros não suportam mais tamanha penúria. Bolsonaro castiga o povo sem um plano coordenado de combate à pandemia. Não se empenhou quando deveria para comprar vacinas. Agora, o povo se vê obrigado a se arriscar desrespeitando o distanciamento social. Sem trabalho e sem auxílio justo, homens e mulheres são obrigados a escolher se morrem de fome ou por Covid-19. 

Na contramão do comportamento de um estadista, Bolsonaro está mais preocupado em justificar o injustificável na CPI da Covid. Os planos de Guedes triunfam com o avanço de projetos desastrosos para a classe trabalhadora. Reforma Administrativa e venda de empresas públicas como Correios e Eletrobras alimentam o delírio neoliberal de um governo genocida, fascista e omisso com a dor da população que chora pelos 400 mil mortos. 

O Congresso silencia diante dos crimes de responsabilidade cometidos por Bolsonaro e negligencia os mais de 100 pedidos de impeachment. Precisamos continuar a denunciar esse desastre ao mundo e fortalecer a frente para barrar esse genocidio. Trabalhadoras e trabalhadores, mais do que nunca, precisamos nos organizar! Vamos construir, juntos, sob a liderança e o legado de Lula, um novo ciclo de esperança ao povo sofrido que, diariamente, é esquecido por Bolsonaro. Vamos à luta!

*Publicado originalmente na Revista Focus em 1º de maio de 2021