29/05/2017

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães participa da abertura da Festa de Santo Antônio em Barbalha

Sob aplausos de milhares de pessoas em frente à Igreja Matriz de Barbalha, na Região do Cariri, o Pau da Bandeira foi erguido às 17h40min deste domingo, em uma tradição secular que se repete e se renova ao longo dos anos, marcando o início dos festejos em homenagem a Santo Antônio, padroeiro da cidade.

O inusitado cortejo que reúne cerca de 300 carregadores do pau, e reinventa uma prática secular, percorreu com o suor dos homens os seis quilômetros de percurso desde a “cama do pau” - local onde é mantido para secar o grande jatobá cujo peso chega a escala das toneladas, e o pátio em frente à Igreja Matriz de Barbalha.

A festa do Pau da Bandeira, uma das maiores manifestações culturais do Ceará, foi considerada Patrimônio Imaterial do Brasil, graças a um projeto do deputado federal José Guimarães.  O parlamentar atuou junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (o Iphan) para que a festa fosse reconhecida pela sua enorme importância para o povo cearense.Ele participou da festa ao lado do governador Camilo Santana e diversos políticos da região.

A festa de Santo Antônio de Barbalha foi aberta oficialmente neste domingo e continua até o dia 13.