23/11/2016

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Pesquisa aponta crescimento econômico na região do Porto do Pecém

“Com 22 grandes indústrias instaladas, oito em instalação e um porto, o CIPP (Complexo Industrial e Portuário do Pecém) é uma locomotiva de geração de empregos, o que torna a região muito importante para o Ceará, dada também a qualidade dos empregos gerados e a formalização, o que vem assegurando novos benefícios aos trabalhadores da região. E isso vem se consolidando e avançando, graças à integração do Governo do Ceará com as prefeituras da região e a iniciativa privada. Para termos uma ideia do que isso representa, de 2010 para 2015, essa política de ações integradas viabilizou o incremento de 29 mil para 45 mil empregos formais na área”. A declaração é do secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, que, na manhã desta terça-feira (22), participou da apresentação do estudo O Mercado de Trabalho no entorno do CIPP – Dinâmica Recente. “A região representa cerca de 6% do PIB do Ceará e contempla também pouco mais de 6% da população estadual, então é bastante relevante”, complementa Josbertini.

Realizado em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) e a Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), o estudo buscou dimensionar a oferta de força de trabalho, tanto presente quanto futura, no entorno do Complexo, considerando um grupo de sete municípios. Além disso, estimou, inicialmente, que a população de quinze anos ou mais de idade dessa região passou de 273 mil pessoas, em 2000, para 401 mil, em 2015, podendo chegar a algo próximo de 415 mil, em 2020.

Para o deputado federal, José Guimarães, com o pleno funcionamento da Siderúrgica o CIPP será a mola propulsora de desenvolvimento econômico e social do Estado. "Sempre importante ressaltar que todo esse progresso contou com o apoio do governo federal, nas gestões de Lula e Dilma, e com o governo do Estado, quando Cid Gomes esteve a frente e agora com o governador Camilo Santana", enfatizou.

O analista de Mercado de Trabalho do IDT, Mardônio Costa, reforça que a área tem forte dinamismo econômico e, consequentemente, forte potencial para geração de empregos para o Estado. “O estudo serve para subsidiar políticas do trabalho no âmbito do CIPP, assim como disponibiliza uma base de ações sistematizadas para a classe empresarial, especialmente para empresas que lá pretendem se instalar”, explica Costa.

O estudo revela ainda crescimento real de salários da ordem de 23%, entre 2009 e 2015, restrito ao mercado de trabalho urbano de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, o que contribuiu para o arrefecimento dos impactos da perda de dinamismo do mercado de trabalho no ano passado.

O aglomerado Caucaia/São Gonçalo do Amarante vem experimentando importantes transformações em decorrência de relevantes investimentos que ocorreram na região, em que são destaques o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, a Zona de Processamento de Exportação e a siderúrgica, empreendimentos que atraíram diversas outras empresas contribuindo para incrementar a oferta de emprego, formalizar as relações de trabalho, reduzir o desemprego e elevar o nível de renda da população.