22/04/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Ibope: Dilma Rousseff lidera intenção de voto dos brasileiros

A presidente Dilma Rousseff (PT) é a pré-candidata que detém o maior percentual de intenção de voto para presidente da República em 2014, segundo pesquisa do IBOPE Inteligência. Na pesquisa espontânea, quando não é apresentada uma lista de candidatos ao eleitor, a presidente é mencionada por 23% dos eleitores, mesmo nível de citação registrado nas últimas pesquisas, realizadas em março e novembro do ano passado.

Na sequência, os eleitores também citam Aécio Neves (PSDB), com 7%, o ex-presidente Lula (PT), com 6%, Marina Silva (PSB), com 4%, Eduardo Campos (PSB), com 2%, e José Serra (PSDB), com 1% das intenções de voto. Os demais possíveis candidatos juntos somam 2% das menções. Os que ainda não sabem dizer espontaneamente em quem votar totalizam 37% e outros 19% afirmam que votariam em branco ou nulo.

O Ibope Inteligência ouviu 2.002 eleitores entre 10 e 14 de março. A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº BR-00078/2014.

Estimulada

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes de dez pré-candidatos, a intenção de voto na presidente se mantêm constante em 37%. Quando a disputa envolve os nomes do senador mineiro Aécio Neves (PSDB) e do ex-governador pernambucano Eduardo Campos (PSB), Dilma detêm 37% das intenções de voto do eleitorado, contra 14% de Aécio e 6% de Campos.

O Pastor Everaldo (PSC) é citado por 2% do eleitorado e as menções de Randolfe Rodrigues (PSol), Denise Abreu (PEN), Eymael (PSDC), Levi Fidélix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Eduardo Jorge (PV) somam 3%.  Votos brancos e nulos totalizam 24% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 13%.

Em outro cenário, também com dez pré-candidatos, mas com Marina Silva (PSB) no local de  Campos, Dilma também é a candidata com maior intenção de voto, com os mesmos 37% de menções do cenário anterior, seguida de Aécio Neves com 14% e Marina Silva com 10%.

Pastor Everaldo com 2%, Randolfe Rodrigues com 1%, Denise Abreu com 1% e Eduardo Jorge com 1%. Eymael, Levy Fidélix e Mauro Iasi não somam 1% das intenções de voto. Votos brancos e nulos totalizam 23% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 12%.

Três candidatos

Num terceiro cenário, apenas com três candidatos, que também foi testado na pesquisa anterior, Dilma detêm 39% das intenções de voto, Aécio Neves 16% e Eduardo Campos 8%, um ponto percentual acima do registrado em março. Votos brancos e nulos somam 26% e os indecisos, 11%.

Quando considerados novamente apenas três candidatos, mas com Marina Silva pelo PSB, cenário que também foi testado em março, Dilma mais uma vez é a candidata mais citada, com 39% das menções (tinha 41% em março). Aécio Neves aparece com 15% (14% no mês anterior) e Marina Silva com 13% (12% em março). Votos brancos e nulos representam 23% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 10%.

Efeito Lula

O Ibope também testou a popularidade do ex-presidente Lula, que já declarou que não disputará eleição e que fará campanha para presidente Dilma Rousseff. O petista lidera com 42% das inteções de voto. Aécio Neves aparece tem 17% e Eduardo Campos, 6%. Votos brancos e nulos representam 24% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 10%.

Segundo turno

Também foram testados cenários possíveis em um eventual segundo turno. Em uma disputa entre Dilma e Aécio Neves, a atual presidente tem 43% das intenções de voto, contra 22% do senador mineiro. Votos brancos e nulos somam 26% e os indecisos, 9%.

Na disputa com Marina Silva, Dilma também leva vantagem, com 41% das menções, ante 25% da ex-senadora. Votos brancos e nulos totalizam 24% e os que não sabem em quem votar ou preferem não responder, 10%.

Em um segundo turno com Eduardo Campos, a presidente permanece na liderança, com 44% das intenções de voto, enquanto o governador pernambucano é citado por 17% dos eleitores. Votos brancos e nulos somam 28% e os indecisos, 12%.

Rejeição

O IBOPE Inteligência perguntou aos eleitores em quem eles não votariam de jeito nenhum para presidente. Dilma Rousseff é citada por 33% dos eleitores, seguida por Aécio Neves com 25% e Eymael e Pastor Everaldo, com 23%. Eduardo Campos e Levy Fidélix são mencionados por 21% e Marina Silva, por 20%.

Denise Abreu, Mauro Iasi, Randolfe Rodrigues e Eduardo Jorge são citados por 18% cada. Aqueles que afirmam poder votar em qualquer um dos candidatos somam 11%, enquanto 19% não sabem ou não respondem à pergunta. Vale lembrar que o entrevistado poderia citar mais de um candidato.

Avaliação

Na avaliação do deputado federal José Guimarães (CE), vice-presidente nacional do PT, o tratamento dado pela mídia tradicional a respeito das últimas pesquisas eleitorais demonstra que que a mídia tradicional tentará "prejudicar de todas as formas possíveis" a reeleição da presidente Dilma. "Por isso, a peça fundamental da nossa vitória em 2014 será a militância petista. Mexeu com a Dilma, mexeu com as mulheres brasileiras e mexeu com o povo brasileiro", alertou em ato político do PT em Canindé, no sertão central cearense.

"O PT precisa estar muito atento ao uso de pesquisas nas próximas semanas. E não basta ter as suas pesquisas internas. As pesquisas dos grandes institutos, que ganham grande publicidade, podem ser usadas para induzir o eleitorado", complementa o colunista Eduardo Guimarães, do site Brasil 247.