16/09/2013

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Dilma Rousseff discute com líderes votação dos vetos presid

A presidenta Dilma Rousseff marcou para as 17h de hoje (9) mais uma reunião com os líderes da base do governo na Câmara e no Senado. A pauta deverá tratar principalmente dos vetos presidenciais que estão para ser analisados na sessão do Congresso de amanhã.

A votação já começou a ser discutida em reunião entre os líderes do governo e do PT na Câmara, Arlindo Chinaglia (SP) e José Guimarães (CE) na semana passada. Também participaram desta reunião o vice-presidente Michel Temer e os ministros da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, do Planejamento, Miriam Belchior, e da Saúde, Alexandre Padilha.

Um dos principais esforços do governo será mobilizar a base para impedir a derrubada do veto ao fim da multa de 10% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para empresas que demitirem sem justa causa. A avaliação do líder do PT a derrubada do veto causaria um grande impacto negativo no programa Minha Casa, Minha Vida.

“O equilíbrio financeiro-econômico do FGTS é primordial para a sustentabilidade de relevantes programas de políticas habitacionais, de infraestrutura e de desenvolvimento urbano, visando, principalmente, à população de baixa renda. Por isso, essa proposta de redução da alíquota de contribuição até sua extinção definitiva em 2017”, explicou.

VOTO ABERTO

Sobre a proposta de emenda à Constituição que institui voto aberto em todas as votações (PEC 349/01), Guimarães defende a proposta aprovada pela Câmara Federal. Ao contrário da proposta aprovada pelo Senado, o líder defende votação aberta para todas as decisões secretas do Congresso Nacional, inclusive para os vetos presidenciais e indicação para procurador-geral da União.

"Chegou a hora da onça beber água. Vamos ver agora se eles querem ser transparentes em tudo, porque nós, do PT, vamos exigir transparência total", disse.