07/08/2013

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães se mantém pela terceira vez na lista dos mais influentes

O deputado José Guimarães (CE) aparece pela terceira vez consecutiva na lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Pela pesquisa, Guimarães é um dos cinco cearenses mais influentes no Congresso Nacional, acompanhado de perto pelos três senadores cearenses e apenas um deputado.

O perfil do atual líder do PT na Câmara, segundo o Diap, é de “negociador”, quando um parlamentar “investido de autoridade para firmar e honrar compromissos, senta-se à mesa de negociação respaldados para tomar decisões”. Os negociadores são “parlamentares experientes” e possuem entre os atributos próprios as seguintes qualidades: credibilidade, urbanidade no trato, controle emocional, habilidade com as palavras, discrição e capacidade de transigir.

O Diap também demonstra que o Partido dos Trabalhadores, que está no comando a Presidência da República, ocupa o topo na lista dos mais influentes do Congresso, com 26 deputados e senadores, acompanhado logo em seguida pelo PMDB, que detém a vice-presidência da República, com 16 nomes na lista. Abaixo na lista vem PSDB (12), PDT (7), DEM (6), PTB (6), PC do B (6), PR (5), PSB (4), PPS (3), PSD (3), PSol (3), PP (2) e PV (1).

O Estado de São Paulo, o maior em representatividade na Câmara dos Deputados, é o que detêm o maior número de parlamentares influentes, com 21 nomes. Pernambuco possui 9 parlamentares na lista, acompanhado de perto por Rio Grande do Sul (8), Bahia, Paraná e Rio de Janeiro (7). O Estado do Ceará está em sétimo colocado com 5 cearenses.

Confira a íntegra da pesquisa clicando aqui.