20/01/2023

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


[ARTIGO] Democracia sempre!

 O Brasil assistiu a cenas estarrecedoras no último domingo. A escalada de ódio dos criminosos bolsonaristas atingiu níveis inaceitáveis. A invasão e a depredação do Congresso, do STF e do Palácio do Planalto entram para a história como um dos fatos mais lamentáveis da nossa democracia. Urge punir os responsáveis pelo violento ataque ao patrimônio público. É imperioso investigar Jair Bolsonaro e o apoio dado aos que promoveram esse vandalismo

A tentativa de atacar as instituições públicas e implantar o golpe de Estado fracassou. Porém, uma parte da nossa história se foi. Quadros e objetos históricos, alguns datados do século XVII, foram destruídos. Móveis, vidraças, equipamentos eletrônicos e de segurança foram quebrados e saqueados. Um banditismo patrocinado por quem não possui patriotismo, civilidade e cidadania. 

Esses vândalos são terroristas inflamados pelo ex-presidente que, derrotado, continua sem aceitar os ditames constitucionais, base do Estado Democrático de Direito inaugurado pela Constituição Cidadã. Financiados por uma quadrilha que injeta recursos na instauração do caos, promoveram cenas dantescas e precisam ser punidos.

Além de Bolsonaro e dos financiadores do caos, também compartilham dessa responsabilidade o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o secretário de segurança pública, Anderson Torres, e todos os policiais que falharam na missão de conter os desordeiros que arruinaram nosso patrimônio. Merecem punição exemplar! 

O compromisso de Lula com o povo se mantém firme, especialmente na intervenção federal no Distrito Federal, necessária à restauração da ordem na Praça dos Três Poderes. Não será tolerável nenhum tipo de conivência com essa gente atroz, que, possuída de ignorância e imbecilidade, esquece que seremos nós, inclusive eles próprios, os responsáveis pela restituição de tudo o que foi destruído.

A democracia brasileira mostrou sua força diante de ataques golpistas. A reunião do presidente Lula com os governadores, ocorrida um dia após a tragédia, é uma demonstração cabal de que as instituições sobreviverão ao golpismo. A punição aos infratores deve ser rigorosa para que sirva de exemplo. Não há anistia para fascista. A cadeia é o lugar desses criminosos.

*Publicado originalmente no Jornal O Povo em 20/01/2023