15/10/2020

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães quer informações sobre envio de agentes da Abin à Cúpula do Clima

O líder da Minoria da Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT/CE), apresentou requerimentos de informações direcionados ao ministro Augusto Heleno e ao ministro Ricardo Salles, do Meio Ambiente, na última terça-feira (13). Com a ação, Guimarães quer  acesso aos relatórios de inteligência produzidos por agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin)  na Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 25) na cidade de Madri, Espanha, em dezembro de 2019. 

Segundo recente reportagem publicada no jornal O Estado de São Paulo, agentes da Abin participaram do evento, de forma anônima, até mesmo para os servidores de carreira que participaram das negociações. De acordo com um deles, ouvido sob anonimato, o objetivo foi captar as críticas ao governo Bolsonaro, sobretudo com relação à Amazônia, para “defender os interesses do País”.

Outras fontes ouvidas relataram que suspeitam que os alvos dos infiltrados, além das ONGs, eram pessoas da própria delegação oficial, formada majoritariamente por servidores de carreira ou comissionados enviados pelos ministérios e por governos. Os requerimentos apresentados por Guimarães questionam detalhes da missão, entre eles, quem eram os alvos e se houve alguma orientação aos agentes por parte do Ministério do Meio Ambiente.

"Por se tratar de participação incomum dos agentes da Abin nesse tipo de evento multilateral promovido pelas Nações Unidas, o caso merece melhores explicações por parte do Poder Executivo", justificou Guimarães.


Saiba mais sobre os requerimentos:

Requerimento de Informações nº 1303/2020: https://bit.ly/3dtzjiy

Requerimento de Informações nº 1004/2020: https://bit.ly/317EpvN