07/10/2020

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


[ARTIGO] O PT e as eleições de 2020

PT tem sido alvo de críticas em relação a sua participação nas eleições, processo totalmente em aberto até o momento. Fazer projeções agora só pode ser por maldade. Tem havido críticas injustas às esquerdas, em especial ao PT.

A realidade desmente tese que tem sido difundida a respeito de suposto “isolamento do PT” no processo eleitoral atual ou de “resistência” do partido a alianças. O PT disputa as eleições nos maiores centros políticos do País. Em três capitais tem alianças com o Psol, em outras três com o PCdoB, em cinco outras com a Rede e em duas com o PSB.

Em todo o País, o PT apoia 173 candidatos do PDT, que apoia petistas em 134 cidades. O PT apoia 140 candidaturas do PSB, que por sua vez apoia 117 do PT. O PCdoB recebe apoio do PT em 45 localidades e dá apoio a petistas em 152 cidades. O PT apoia candidatos do Psol em 16 cidades e recebe apoio do partido em 50. Já a Rede tem o apoio do PT em 13 cidades e dá apoio a candidaturas petistas em 29 localidades.

As alianças comprovam a firme disposição do PT para fortalecer as forças democráticas antibolsonaristas na resistência ao autoritarismo e aos retrocessos patrocinados pelo governo atual em todas as áreas. De todo modo, é importante salientar que, com o fim das coligações e com a cláusula de barreira, é de vital importância aos partidos o lançamento de candidaturas próprias para a divulgação de seus programas.

O PT vive um quadro bastante diferente de 2016, quando foi alvo de um golpe de Estado e das perseguições da Lava Jato. Tem hoje em torno de 1.500 candidaturas às prefeituras registradas no Tribunal Superior Eleitoral e cerca de 29 mil candidatos a vereadores e vereadoras em todo o País. O PT está num processo de reconquista do eleitorado.

A presença do PT é valorizada porque o povo brasileiro conhece o legado dos governos petistas (2003 até o golpe de 2016).

Quem não valoriza a política ou os políticos e fala sobre antipetismo comete dois erros. Primeiro, é pela política que podemos resolver democraticamente os problemas da sociedade, como constataram os gregos há mais de 2 mil anos. Em relação ao antipetismo, é uma falácia. Basta dizer que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o principal transferidor de votos no País, inclusive em São Paulo, a despeito da perseguição política, midiática e judicial de que foi vítima.

As eleições de 2020 abrem um processo de disputa política com alianças que pavimentam caminho para a reconquista do governo central em 2022, por forças progressistas que coloquem o Brasil nos trilhos antes que seja destruído pelo atual governo.

A frente democrática se constrói nas alianças com partidos progressistas nas eleições municipais e na resistência no Congresso Nacional à agenda conservadora e supressora de direitos do atual governo.

*Publicado originalmente no portal do PT em 07/10/2020