05/06/2020

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


ARTIGO - Impeachment para salvar vidas

Por José Guimarães (PT/CE), líder da Minoria da Câmara dos Deputados 

Chegamos ao limite. O autoritarismo e a falta de liderança de Jair Bolsonaro atingem níveis insuportáveis. Ele não possui capacidade técnica e — o principal — senso de humanidade para representar os interesses nacionais. Isolamento internacional, crise econômica, caos sanitário e instabilidade política resumem o cenário. É chegada a hora do impeachment!

O voto popular é soberano e reconheço que Bolsonaro foi democraticamente eleito por uma maioria. Porém, isso não o autoriza a cometer crimes de responsabilidade que colocam a vida da população em risco. Defender o seu impedimento, à luz dos atuais comportamentos genocidas, apresenta-se como uma chance de resguardar a segurança dos brasileiros.

O apego ao autoritarismo e a inoperância legislativa de Bolsonaro nunca foram segredo para ninguém. Uma trajetória medíocre não poderia subsidiar uma gestão diferente da atual. O presidente se mostra corroído pelo despreparo característico dos falsos líderes. A pandemia de Covid-19 só acentuou o elevado grau de ineficiência desse governo.

Já contabilizamos mais de 33 mil mortes, acumulamos dois ministros da Saúde demitidos e permanecemos sem esperança de uma coordenação federativa para enfrentar o coronavírus. Ao contrário, Bolsonaro compra briga com governadores, defende o fim do distanciamento social e autorizou a cloroquina, substância desacreditada por estudos mundo afora, no SUS.

Bolsonaro está mais preocupado em se defender das acusações de interferência na Polícia Federal e em encobrir sérias investigações sobre seus filhos. No anseio de se sustentar no poder a todo custo, ele adere ao velho “toma lá dá cá”, distribui cargos no centrão e sepulta, no imaginário de quem o elegeu, a defesa da “nova política”.

O impedimento de Bolsonaro é urgente para garantir que a vida continue sendo um direito de todas e todos. É esse o princípio que fundamenta o pedido coletivo de impeachment, protocolado na última semana, que reúne assinaturas de representantes de sete partidos e mais de 400 instituições. O espírito genocida do presidente nos levará ao colapso. Sua saída, dentro dos ritos previstos na Constituição, representa o caminho mais seguro para garantir a nossa sobrevivência.