04/10/2019

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Projeto de Guimarães contra o apadrinhamento político nas universidades motiva ataques de bolsonaristas

Durante ato em defesa da educação pública ocorrido na última quarta-feira (2), na Câmara, o deputado federal José Guimarães (PT/CE) denunciou as perseguições que vem sofrendo desde que apresentou o Projeto de Lei 49998/2019. Com a proposta, o vencedor da votação realizada junto à comunidade acadêmica deve ser nomeado reitor e, o segundo mais bem votado, torna-se vice-reitor. 

O ápice desse assédio tomou forma  na última segunda-feira (30). Durante voo de Fortaleza a Brasília, Guimarães foi cruelmente hostilizado por Gilberto Alves Júnior, que responderá pelos crimes de calúnia, injúria e difamação. “Eu não vou recuar, nós não podemos recuar. O que está em jogo é o Brasil, a democracia, a resistência”, bradou, durante o evento. 

Na última semana, o parlamentar conseguiu coletar assinaturas necessárias para que o projeto seja votado em regime de urgência. No ato ocorrido na Câmara, Guimarães analisou o preocupante quadro de desenvestimento que o governo Bolsonaro tem aplicado na área da educação. 

“O que está acontecendo com a educação pública brasileira, nesse momento, é uma violência contra o País. Não tem país desenvolvido no mundo que não invista fortemente e que não tenha a educação como âncora no projeto de desenvolvimento nacional”, avaliou.

Em sua fala, o deputado federal destacou a importância da greve realizada ontem (3) para que a educação seja prioridade no orçamento do ano que vem. “A mobilização da educação pública brasileira pode nos ajudar a frearmos, na LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2020, as tentativas desse governo de desconstrução da educação pública brasileira”. 

Guimarães afirmou, ainda, que se as perdas da educação não forem recompostas, haverá uma intensa mobilização parlamentar para que a educação venha a ser uma prioridade nos próximos anos. 


Sobre José Guimarães

Guimarães é advogado e deputado federal (PT/CE) eleito para o quarto mandato consecutivo com 173.039 votos. Atualmente, é Vice-Líder da Minoria, membro da Comissão de Educação, CCJ e Secretário de Assuntos Institucionais do Partido dos Trabalhadores.