21/12/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Paus de Arara: romaria de Candeias já contará com nova regulamentação de trânsito

A romaria de Candeias, que atrai anualmente 300 mil pessoas a Juazeiro do Norte, em fevereiro, já deve contar com uma nova regulamentação a respeito do transporte de romeiros em paus de arara. A informação foi divulgada por Dom Fernando Panico, da Diocese do Crato, durante a missa que celebrou a reconciliação do Vaticano com o Padre Cícero.

A previsão é de que até janeiro o Ministério dos Transportes publique uma portaria regulamentando esse tipo de transporte. Em 2015, além de uma fiscalização redobrada por parte da Polícia Rodoviária Federal, diversos grupos de romeiros se queixaram de tratamento desumano praticado pelos órgãos de fiscalização.

Na semana passada, o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães, articulou audiência com o ministro Antônio Carlos Rodrigues para tratar do assunto. A reunião contou com a presença de religiosos da região do Cariri, que reivindicaram mudanças na atual portaria vigente e ouviram do ministro o compromisso de uma nova regulamentação até janeiro do próximo ano.
 
A proposta de Guimarães é, primeiro, conceder o reconhecimento de que os paus de arara integram a cultura nordestina como Patrimônio Imaterial. A partir daí, o líder do governo orienta o governo Dilma para que conceda desconto no imposto cobrado na aquisição de vans e micro-ônibus destinados a transportar romeiros, o que substituiria paulatinamente o atual meio de transporte.