05/11/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Ceará registra queda de 8,6% de mortes violentas em outubro

O Ceará registrou, em outubro deste ano, redução de 8,6% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em relação ao mesmo período de 2014. Nos dez meses de 2015, a queda no Estado é de 10,1% - acima, portanto, dos 6% estipulados como meta pelo programa "Em Defesa da Vida", e o dobro dos 5% recomendados pelo Ministério da Justiça. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (5) pelo governador Camilo Santana, durante participação na reunião de monitoramento da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em Fortaleza.

Os CVLIs englobam homicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios. Em outubro, o Ceará registrou 342 casos, contra 374 do mesmo mês em 2014, sendo salvas 32 vidas na comparação. Fortaleza, a Região Metropolitana da Capital e o Interior Norte obtiveram reduções consideráveis no mês. Os dois últimos tiveram 16,7% de diminuição no índice, enquanto que a Capital contribuiu com queda de 7,8% em outubro.

Segundo o governador Camilo Santana o momento ainda não é para celebrações. "Os índices ainda são altos e tenho sempre repetido que essa é uma área que temos que olhar 24 horas por dia. Ainda temos muitas limitações, mas há um esforço de ampliar serviços e ações", comentou o governador. Ele citou como exemplos a interiorização do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas, Batalhão de Divisas e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), e a formação de novos policiais.

Dentro da lógica de articulação e trabalho integrado, o governador adiantou que o Comitê Interinstitucional do Pacto por um Ceará Pacífico se reunirá na próxima sexta-feira (13). "Compreendemos que essa questão da segurança pública precisa ser integrada, preventiva. O diálogo e a parceria com diversos órgãos é que fazem com que essa ação seja do Estado do Ceará e não apenas uma ação de Governo", pontuou Camilo, destacando avanços como as Audiências de Custódia e as medidas de reinserção social de presos e egressos do sistema penitenciário.

Fortaleza apresenta maior queda no ano
Nos dez primeiros meses deste ano, a queda ficou em 10,1% no Ceará, com 371 vidas salvas em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado de janeiro a outubro de 2015, no Estado, foram registrados 3.307 Crimes Violentos Letais Intencionais, enquanto nos dez primeiros meses de 2014 foram 3.678.

A maior redução nesse período foi registrada na Capital, com queda de 17,8%, passando de 1.679, em 2014, para 1.380, de janeiro a outubro deste ano. A Região Metropolitana de Fortaleza apresentou 12,7% menos registros de CVLI (635 casos), que no mesmo período de 2014 (727). No Interior Norte, houve empate, com 546 registros. No Interior Sul, houve alta de 2,6%, aumentando de 726 para 745. O Estado apresentou redução nos CVLIs em oito meses de 2015: janeiro, março abril, maio, junho, julho, setembro e outubro.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará/ Foto: Carlos Gibaja