23/10/2015
Compartilhe esta postagem:
Ações da Ciopaer e Raio na Região Norte começam neste sábado (24)
O governador Camilo Santana dá continuidade ao reforço na descentralização das atividades especializadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), neste sábado (24), às 9:30 horas, em Sobral, com a implantação do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), que passará a atuar na Região Norte. Em seguida, haverá a solenidade de inauguração da base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, também em Sobral.
Em julho, em Juazeiro do Norte, no Interior Sul, o governador deu início à descentralização do policiamento especializado com o início das atividades permanentes da Ciopaer, Raio e do Batalhão de Divisas, no Cariri e, no caso deste último, também nas fronteiras do Vale do Jaguaribe, em Limoeiro do Norte. O conjunto de medidas integra compromissos de campanha do governador Camilo Santana na área da segurança pública.
Camilo Santana destaca que a interiorização das ações está inserida em contexto de ampla reformulação do sistema de segurança no Ceará. "Temos feito a promoção de policiais, rediscutido estratégias e mensalmente eu tenho ido à Secretaria da Segurança Pública para me reunir com os comandos e avaliar a situação de cada região para que a gente possa reforçar e fortalecer a segurança e a tranquilidade do cidadão".
Para o líder do Governo na Câmara dos Deputados, "as ações do Governo Camilo Santana na área de segurança pública já estão apresentando os resultados esperados com a diminuição dos índices de homicídio e violência".
Com o objetivo de tornar possível a ação permanente da Ciopaer no Interior Norte do Estado, uma nova na base para a Coordenadoria passa a funcionar a partir deste sábado na região. Uma das aeronaves da Ciopaer ficará fixa na região. Para viabilizar as atividades do BPRaio na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12), que está inserida no Interior Norte, o batalhão recebeu 32 motos e duas viaturas novas. Todo o equipamento de proteção individual (EPI), como coletes e armamento dos policiais já está disponível.
As bases da Ciopaer e do BPRaio em Sobral funcionarão no mesmo endereço. A reforma do imóvel que passa a abrigá-las foi concluída, remodelando o antigo prédio que era usado como um hangar particular, no Aeroporto Virgílio Távora. O prédio conta agora com uma recepção e uma sala administrativa para o BPRaio e outra para a Ciopaer, além de outras quatro salas multiuso para a unidade aérea, além de uma sala para uso do Governo do Estado e um hangar com capacidade para duas aeronaves. Além das melhorias implementadas na edificação, a área externa recebeu nova cerca de proteção, novos portões de acesso e pavimentação asfáltica.
Interiorização da Ciopaer
A entrada em operação da base em Sobral representa um avanço operacional para a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas. Atualmente, com aeronaves baseadas em Fortaleza e em Juazeiro do Norte, a Coordenadoria leva mais de uma hora para alcançar o extremo norte do Estado do Ceará e, agora, o tempo resposta para chegar à divisa do Ceará com Piauí levará cerca de 20 minutos de voo.
Essa base proporcionará que o tempo resposta da Ciopaer para atendimento, em qualquer ponto do Ceará, caia para apenas uma hora, tendo em vista que Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral encontram-se em extremos de nosso Estado, convergindo para o centro em apenas uma hora. A aeronave baseada em Sobral será responsável por cobrir mais de cinquenta municípios e atender mais de um milhão de habitantes.