16/10/2015
Compartilhe esta postagem:
Tocha olímpica passará por 12 municípios cearenses
O governador Camilo Santana, o ministro do Esporte, George Hilton, e o ministro das Comunicações, André Figueiredo, realizaram na manhã desta sexta-feira, o encontro preparatório de organização para o revezamento da tocha olímpica das Olimpíadas do Rio 2016 no Ceará. Na reunião, que contou com a participação do líder do governo na Câmara Federal, José Guimarães (PT-CE), foram discutidas ações municipais, estadual e federal para logística e segurança da passagem da tocha olímpica nas 12 cidades cearenses escolhidas para receber o símbolo. A capital Fortaleza será a porta de entrada da tocha no Estado no dia 7 de junho de 2016.
“Muitas são as ações que o Governo do Estado tem investido para trazer o esporte na vida, principalmente, dos mais jovens. Nós queremos transformar o Ceará em um grande polo de desenvolvimento dos esportes no Brasil. Somos orgulhosos e arretados em tudo que fazemos. Por isso, queremos mostrar para todos nossas várias vocações e talentos, dando oportunidade para os jovens e adultos que são e serão destaques em todo país”, destacou o governador Camilo Santana.
O Governo Federal tem organizado uma série de reuniões preparatórias em todas as capitais brasileiras, incluídas na rota de revezamento da tocha olímpica, que percorrerá cerca de 300 municípios a partir de maio do ano que vem. Nesses encontros preparatórios, são discutidas tanto a ações realizadas com a iniciativa privada, como a organização dos estados e municípios para recepcionar o evento. "Esta não será apenas a maior de todas Olimpíadas, mas também a melhor pelo vigor de nossos atletas e pela receptividade do nosso povo. As Olimpíadas do Rio 2016 tem tudo para fortalecer o sentimento de união dos brasileiros”, comentou Guimarães.
Os municípios pré-selecionados para receber o revezamento da tocha no Ceará são Aquiraz, Aracati, Barroquinha, Camocim, Caucaia, Forquilha, Fortaleza, Granja, Irauçuba, Itapajé, Massapê e Sobral. Segundo o George Hilton, ministro do Esporte, as Olimpíadas do Rio servirão para trazer o povo brasileiro para um mesmo sentimento. "A tocha deve servir para que o Brasil esteja unido com o mesmo sentimento de que vamos vencer mesmo em tempos difíceis. Precisamos dar a trégua ao sentimento de dúvidas e de pessimismo. Vamos encarar os desafios que nos cercam e levar as histórias desses atletas como exemplo para nossas vidas. Através da trajetória de perseverança e vitória, erguemos a cabeça e seguiremos em frente rumo a um Brasil de grandes conquistas", motivou o ministro.
Entre os convidados, estava presente a atleta Larissa França, eleita a melhor jogadora de vôlei de praia do mundo em 2015. "Nós estamos vivenciando um momento ímpar. Ter a emoção de disputar uma olimpíada em casa. Tivemos um ano de muitas conquistas no vôlei de praia o qual represento. Isso tudo só possível com o investimento, parceria e a estrutura dada pelas instituições. O esporte não forma apenas atletas, mas cidadãos que mudam os rumos de uma geração", ressaltou Larissa.
REVEZAMENTO DA TOCHA - A Tocha chegará a Brasília, vinda da cidade de Olímpia (Grécia), no dia 3 de maio. Da capital federal ela iniciará um trajeto de 20 mil quilômetros, em comboio rodoviário, pelas cidades brasileiras. Na Amazônia e em parte do Centro-Oeste, o trajeto será por via aérea. No Ceará, a data prevista de chegada da tocha está para o dia 7 de junho. Já a chegada no Rio de Janeiro, está prevista para o dia 4 de agosto, véspera da abertura dos Jogos Olímpicos, no Maracanã. O comboio percorrerá cerca de 500 localidades, sendo cerca de 300 cidades, e que incluem as 26 capitais estaduais, além do Distrito Federal, envolvendo mais de 12 mil pessoas.
Qualquer um pode participar do revezamento da tocha olímpica. Basta que seja indicado por um amigo que conte o quanto a sua história faz a diferença. Para ser um condutor da Tocha, basta acessar o site do Rio 2016.