30/09/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Fortaleza elege 40 novos conselheiros tutelares no próximo domingo (4)

Fortaleza elege, no próximo domingo (4/10), os novos conselheiros tutelares que irão atuar nos oito conselhos tutelares da capital, dois a mais do que a cidade tinha até então. Um total de 280 candidatos se inscreveram para concorrer à seleção. Após validação da inscrição, prova e curso de formação, 87 candidatos irão concorrer às vagas.

Atualmente, a capital cearense conta com 30 conselheiros tutelares. Mas, por meio de um decreto assinado em agosto, o prefeito Roberto Cláudio autorizou a criação de dois novos Conselhos com dez novos cargos de conselheiros. Ou seja, serão eleitos 40 novos membros, além de 40 suplentes.

Todas as pessoas em situação regular com a Justiça Eleitoral (até 4 de setembro) podem votar. Para isso, basta comparecer a sua seção portando documento oficial com foto e o título de eleitor. A listagem dos locais de votação está disponível no site da Prefeitura de Fortaleza.

As equipes de trabalho que atuam em cada Conselho são compostas por cinco conselheiros, assistentes sociais, psicólogas, advogados, educadores sociais, serviços gerais e vigilantes. Dois carros ficam à disposição dos conselheiros em cada unidade para o acompanhamento das famílias e averiguação de denúncias.

As despesas decorrentes do funcionamento dos Conselhos Tutelares ficam por conta da dotação orçamentária da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci).

O QUE É O CONSELHO TUTELAR?

O Conselho Tutelar é composto por cinco membros, eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado,comunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.