17/09/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Barbalha: Festa de Santo Antônio recebe reconhecimento do Iphan

“Um dia histórico para o povo de Barbalha”, foi assim que o líder do Governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), definiu a aprovação do processo de registro da Festa do Pau de Santo Antônio como cultural de natureza imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural aconteceu nesta quinta-feira (17). O relator do processo no Iphan, conselheiro Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses, deu parecer favorável ao bem cultural de natureza imaterial à Festa que é realizada anualmente me Barbalha, na região do Cariri.  A proposta de inclusão da festa foi apresentada na Câmara Federal pelo deputado José Guimarães, através do Projeto de Indicação 285/2013.

Para o prefeito de Barbalha,  José Leite,  é uma "alegria muito grande a aprovação do projeto da Festa do Pau de Santo Antônio".  Segundo ele, a festa - que dura 15 dias - reúne 500 mil turistas de todas as regiões, sendo que no dia do carregamento do Pau,  são 300 mil visitantes no município.

José Leite afirma que será mais fácil angariar patrocínios para o evento - orçado em R$ 1 milhão - através da Lei Rouanet e com outros patrocinadores. "Tradição, fé e cultura são os motes de nosso evento", destaca o prefeito.

O evento reuniu dirigentes municipais e festeiros que prestigiaram a atividade do Conselho Consultivo.

“É um marco extraordinário, uma conquista grande e sobretudo o reconhecimento do significado cultural dessa grande festa do município de Barbalha. O povo de Barbalha está de parabéns”, comentou Guimarães.