18/06/2015

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


13º CECUT Ceará começa nesta quinta-feira (18/6)

Com o tema “Educação, Trabalho e Democracia”, começa nesta quinta-feira (18/6) o 13º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores no Ceará (Cecut), no Hotel Parque das Fontes, em Beberibe-CE. Durante o evento, que segue até o sábado (20), será apresentado o balanço político-organizativo da CUT-CE referente à gestão 2012-2015 e também será eleita a diretoria que comandará a Central no próximo quadriênio. O 13º Cecut será aberto oficialmente às 19 horas, com palestra magna do economista e professor José Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras. Também estarão presentes Carmen Foro e Maria Godói, respectivamente vice-presidenta e secretária adjunta da CUT Nacional.

 A palestra de Sérgio Gabrielli – que avaliará a conjuntura política nacional – será aberta ao público e o restante do evento, fechado a cerca de 500 delegados e delegadas de todos os sindicatos filiados à CUT-CE, representando 14 ramos de atividade econômica. A gestão da CUT-CE 2012-2015 concluiu seu mandato tendo à frente Joana Almeida, oriunda de sindicatos rurais, tendo sido a mais jovem entre os presidentes das 27 centrais estaduais.

Para o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães, a presidenta da CUT “soube empreender uma gestão democrática e fortaleceu a imagem da Central como entidade que atua firmemente na defesa dos direitos dos trabalhadores”. Guimarães ainda ressaltou a importância da entidade que “sempre atuou de forma firme quando os direitos trabalhistas foram ameaçados”.

Reforma política

A Central também dialogou periodicamente com a sociedade, através de artigos mensais de opinião formulados pela presidenta Joana Almeida para o jornal O POVO. Entre os anos de 2012 e 2015, os textos da presidência pautaram diversas vezes a reforma política como tema principal. Para o próximo quadriênio, a nova diretoria terá o desafio de manter a mobilização e consolidar a frente política popular e sindical em defesa da reforma política no Brasil. “Não devemos abrir mão de uma profunda reforma política que mude as regras do jogo eleitoral e que, ao mesmo tempo, aprofunde o poder popular”, enfatiza Joana Almeida.

Programação intensa

O 13º Cecut será aberto oficialmente às 19 horas desta quinta-feira (18). Em seguida, ocorrerá palestra-magna sobre conjuntura política atual com o Prof. Sérgio Gabrielli. Na sexta-feira, estão programadas a votação do Regimento Interno do Congresso, mesas de discussões (Conjuntura Nacional / Projeto Político-organizativo da CUT / Aprofundar a Democracia) e trabalhos em grupo. No sábado, haverá mesa sobre participação das mulheres na construção do projeto da CUT. O evento será encerrado às 11h30, com eleição da Direção Estadual da CUT-CE para o quadriênio 2015/2019 e almoço.