08/04/2015
Compartilhe esta postagem:
Ceará discute parcerias com Ministério da Pesca e Aquicultura
O Governador Camilo Santana recebeu na manhã desta quarta-feira (8), no Palácio da Abolição, o ministro da Pesca e Aquicultura, Hélder Barbalho. O encontro contou com representantes do setor produtivo da pesca e aquicultura e tratou das principais parcerias do Estado com o Governo Federal para estimular a atividade no Ceará e ampliar os investimentos no setor.
O governador Camilo Santana destacou que o Estado tem o interesse em abrir um diálogo permanente com o Ministério da Pesca e Aquicultura. “Vamos traçar um plano de ações para o Ceará que é um dos maiores produtores do Brasil”, afirmou. O governador destacou também que a ideia é traçar um plano de ações para que o Ceará incentive a produção do setor. “Em um ano difícil, como será 2015, a pesca e aquicultura farão a diferença na captação de investimentos para o Estado”, concluiu.
O ministro Hélder Barbalho destacou que esta percorrendo os principais estados brasileiros que têm potencial para desenvolver a atividade de aquicultura e pesca e que contam com baixo investimento do Governo Federal para desenvolver a atividade. O Brasil tem a meta de até 2020, a meta de produzir 723 mil toneladas de pescado.
“O Estado do Ceará está à frente dos Estados do Brasil por existir uma legislação local ambiental que garante a produção e a execução da atividade e o alto potencial de produção aquícola, tanto no litoral como nos açudes”, afirmou o ministro. Nos mares, a capacidade de produção é de 5 mil toneladas de pescado por ano. Já o Açude Castanhão tem a capacidade para produzir sozinho mais de 10 mil toneladas de pescado por ano.
Crédito: Carlos Gibaja /Governo do Ceará