03/07/2012
Compartilhe esta postagem:
Barbalha: PT e partidos aliados aprovam candidatura de reeleição d
Doze partidos políticos homologaram, no último sábado (30), as candidaturas de reeleição do atual prefeito de Barbalha, José Leite (PT), e da vice, Betilde Sampaio (PMDB). A convenção partidária, que aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Barbalha, contou com a presença do vice-presidente nacional do PT, deputado José Guimarães (PT-CE), e do secretário de Cidades, Camilo Santana (PT-CE), além de quase três mil pessoas, que se concentraram dentro e fora do prédio público.
Em 2008, José Leite conseguiu se eleger pela primeira vez para prefeito, com 53,8% dos votos válidos no município, contra 45,56% do candidato Rommel Feijo (PTB). Para este ano, o número de partidos aliados em torno da candidatura do atual prefeito aumentou 25%. No último pleito, o Partido dos Trabalhadores conseguiu eleger dois vereadores, estando equiparado ao PMDB no legislativo municipal. A aliança PTC, PTB, PRP, PV, PSC, PSDC, PR, PSDB e PP, que se opunha a “Zé Leite”, em 2008, elegeu outros dois vereadores e o PSL, que já estava coligado ao PT naquele ano, ocupou a vaga de vereador restante.
Além do PV, o PRB e o PTB, do deputado federal Arnon Bezerra, mudaram de lado e estarão juntos ao PT e ao PMDB nestas eleições. Além das presenças de José Guimarães e Camilo Santana, está prevista a presença do senador Eunício Oliveira (PMDB) na campanha municipal. “Iremos realizar uma campanha mostrando ao povo de Barbalha o que realizamos, mostrando o fruto do nosso trabalho, e esse trabalho foi uma conquista de cada um de vocês, de cada barbalhense”, antecipou o prefeito falando sobre as dificuldades do primeiro ano de mandato.
Arte da política
Em seu discurso, o deputado José Guimarães, que é vice-presidente nacional do PT, ressaltou as articulações políticas realizadas por ele dentro do próprio partido, e com o PMDB, para garantir o apoio necessário para reeleger o prefeito José Leite. “A política é a arte da sabedoria daqueles que tem na política uma vontade de servir e trabalhar pelo povo”, definiu.
Para o secretário de Cidades e deputado estadual licenciado, Camilo Santana, a gestão do prefeito José Leite cumpriu “mais do que o previsto pelo programa de governo”, lançado em 2008. “E aquilo que ainda não foi concluído irá ser feito numa próxima gestão, porque já tem recursos garantidos ou está com obras em execução”, garantiu.
Também discursou na convenção municipal do PT e partidos aliados o radialistas João Hilário, da Padre Cícero FM.
Apoio parlamentar
Tanto o apoio de José Guimarães, no âmbito federal, quanto o de Camilo Santana, pelo governo estadual, foram citados pelo prefeito José Leite como fundamentais para a “realização de obras que o povo barbalhense tanto necessitava”. De acordo com o prefeito, “onde eu chegava, acompanhado pelo deputado José Guimarães, tive o apoio necessário para que as portas do governo federal estivessem abertas para que trouxéssemos os recursos que Barbalha tanto precisa”, disse durante a saudação inicial.
“E queria dizer, aqui, que tudo o que fizemos aqui em Barbalha tem a mão e o braço do Camilo Santana abrindo as portas do Governo do Estado. Nunca precisei chegar até o governador, porque em todas as secretarias onde cheguei havia a recomendação de que o prefeito do PT de Barbalha é um aliado que tem Camilo Santana ao seu lado” , completa.
Bastidores
Quase uma semana antes à convenção em Barbalha, o deputado José Guimarães concedeu entrevista à João Hilário, pela Padre Cícero FM, em Juazeiro do Norte. A conversa, sobre o cenário político no Cariri, não passou longe das articulações políticas necessárias para garantir o apoio do PMDB à reeleição do prefeito José Leite.
Durante a entrevista, transmitida ao vivo, o vice-líder do governo Dilma na Câmara dos Deputados relembrou a trajetória política de João Hilário no PMDB e cobrou um posicionamento coerente ao que haviam proposto anos antes. O resultado da conversa pela rádio, em tom amigável, veio com a pergunta respondida em côro pela platéia.
“Betilde e José Leite podem contar com vocês?!”, encerrou o discurso o comunicador.